domingo, 21 de setembro de 2014

Fórum IV: Max Weber

Max Weber


Proposta:
Seguindo a linha das propostas dos fóruns II e III, gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias, ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, do próprio Weber, do Livro A Ética do Protestantismo e o Espírito Capitalista.

Fórum III: Karl Marx

Karl Marx



Proposta:
Neste fórum, assim como no fórum sobre Durkheim, gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias (principalmente Hegel e Engels), ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, O Manifesto Comunista.

sábado, 20 de setembro de 2014

Fórum II: Émile Durkheim

Émile Durkheim






Proposta:
Neste fórum gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias, ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, do próprio Durkheim, que se encontra na xeróx do Gil.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fórum I: Sociólogos brasileiros


  • Florestan Fernandes

  • Fernando de Azevedo 

  • Lourenço Filho

  • Anísio Teixeira


Proposta:
Escolher um destes sociólogos, ou outros que possivelmente queiram apresentar, e postar aqui nos comentários sobre sua vida, pelo que lutava, que campo atuava,no geral, aspectos interessantes da sua vida e que o caracterizem como sociólogo!


Fóruns de pontuação bônus




Gente!

Os próximos posts serão Fóruns sobre:
 Os sociólogos brasileiros de importância na educação; Émile Durkheim; Karl Marx; e Max Weber.
 Esses fóruns juntos valerão até um
 ponto extra na média final.
O prazo para as postagens é até o dia
 30 de setembro!


Eles serão criados de imediato e construiremos eles juntos!





quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Recapitulando...... (Aulas do dia 19 e 21 de agosto.)



  • Sobre senso comum e conhecimento científico:

         Na aula ainda falamos:
         1-Senso comum: não investigativo, assistemático, impreciso e superficial
         2-Conhecimento científico: investigativo, sistemático, "precisa" e objetivo

OBS: A metodologia científica é dinâmica!


  • Sobre os tipos de conhecimento e períodos históricos:

  1. Pré-história: Conhecimento prático, utilização da tecnologia (instrumentos/ferramentas)                 Dica de filme: A guerra do fogo
  2. Idade Antiga: Cosmogenia/gonia (fé/deuses/filósofos)
  3. Idade Média (Idade das Trevas): Fé religiosa, dogmas                                                                 Dica de filme: O nome da Rosa e Giordano
  4. Idade Moderna: Razão pura (Iluminismo/Industrialização), surgimento de novas ciências (inclusive da sociologia).                                                                                                                              Nomes de destaque: Augusto Comte (e posteriormente Émile Durkheim)


  • Sobre Comte, positivismo e a chegada desta corrente de pensamento no Brasil:
 "É na previsibilidade racional do desenvolvimento futuroda convivência socialque se pode resumir o espírito fundamental da política positiva." (Comte)



    Gente! Indico este filme. Explica sucintamente cada um dos aspector escrito acima e tem umas curiosidades bem legais!

     Filme:  O positivismo

 "  Principais características do positivismo:

  • a ciência e a racionalidade científica propiciam um conhecimento objetivo e neutro, livre de preconceitos e de pressupostos ideológicos ou religiosos;
  • o método das ciências naturais e físicas é o caminho a seguir para obter conhecimento;
  • o mesmo método que se usa para as ciências naturais deve ser aplicado para o estudo do homem e da sociedade
  • a sociedade é regulada por leis naturais e invariáveis, independentes da vontade humana. Seguindo essas leis se preserva a harmonia natural;
  • por meio da ciência é possível resolver todos os problemas humanos e sociais.
    
    De acordo com o sistema de política positiva, a sociologia, além do estudo dos elementos presentes em todas as sociedades, ocupa-se das leis do progresso, das etapas que mostram a evolução da humanidade e da direção a ser dada para o futuro. "

 (Fonte: Semeraro, Giovanni, Saber-fazer filosofia: o pensamento moderno, cap. 6 - O positivismo e o pragmatismo,)

   

  • O Manifesto dos Pioneiros da educação Nova
Achei esse vídeio bem bom! Segue: Manifesto dos Pioneiros da Educação


Proposta:

Minha proposta para esse e para os próximos post é que vocÊs postem aqui, como comentário, suas anotações de aula. Será uma prévia da folha de consulta para a prova e ainda ajudaremos o resto da turma a estudar!!
Bom trabalho!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Documentário: "Sociologia no ensino médio - unidade 1"

Para relembrar.....




 Documentário:

  Esse documentário foi produzido por ATTA MÍDIA E EDUCAÇÃO e faz parte de uma coleção: Sociologia no ensino Médio. Neste Volume Amaury Cesar Moraes e Nelson Tomazi nos trazem o contexto histórico do surgimento da sociologia, como ela chegou ao Brasil e tornou-se disciplina obrigatória dos currículos de ensino básico, secundário e superior, e seus princípios gerais.
 

Tópicos e Citações:

"A sociologia não valeria nem uma hora de esforços se fosse um saber de especialista reservado aos especialistas" (Pierre Bourdieu)
  • Para que serve a sociologia?
"O indivíduo só pode compreender sua própria existência e avaliar o seu próprio destino localizando-se dentro de seu período histórico. Só pode conhecer as suas possibilidades na vida tornando-se cônscio das possibilidades de todas as pessoas nas mesmas circunstâncias (...). A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade" (Charles Wright Mills)

"Levar à consciência os mecanismos que tornam a vida dolorosa, inviável até, não é neutralizá-los; explicar as contradições não é resolvê-las. Mas, por mais cético que se possa ser sobre a eficácia social da mensagem sociológica, não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas." (Pierre Bourdieu)

"Não há escolha entre maneiras 'engajadas' e 'neutras' de fazer sociologia. Uma sociologia descomprometida é uma impossibilidade. 
Buscar uma posição moralmente neutra entre as muitas marcas de sociologia hoje praticadas, marcas que vão da declaradamente libertária à francamente comunitária, é um esforço em vão. 
Os sociólogos só podem negar ou esquecer os efeitos de seu trabalho sobre a 'visão de mundo', e o impacto dessa visão sobre as ações singulares ou em conjunto, ao custo de fugir à responsabilidade de escolha que todo ser humano enfrenta diariamente.
A tarefa da sociologia é assegurar que essas escolhas sejam verdadeiramente livres e que assim continuem, cada vez mais, enquanto durar a humanidade."                 (Zygmunt Bauman) 
  •  Ciência e senso comum
  • Uma breve história
  • Orientações Curriculares Nacionais

  • Estranhamento
"A sociologia (...) descobre o arbitrário, a contingência, ali onde as pessoas gostam de ver a necessidade ou a natureza; (...) descobre a necessidade, a coação social, ali onde se gostaria de ver a escolha, o livre arbítrio. (...) 
Uma das características das sociedades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições. O que se quer dizer que, ao historicizar, a sociologia desnaturaliza."      (Pierre Bourdieu) 


  • Desnaturalização 
" Desconfiai do mais trivial, na aparência do singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente, nunca digam: isso é natural! Pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nunca digam: isso é natural! A fim de que nada passe por ser imutável! (Bertolt Brecht)

  
Bem, é isso . Espero que ajude nas memórias!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Memória de aula, uma pequena explicação

Gente!
Fiquei tão entretida falando dos seminários, grupos e livros com vcs hoje que acabei esquecendo de falar o mais importante! Nessa aula já teremos memória de aula. Então, precisamos de três voluntários. Alguém se habilita?!?!rs. Se não houver voluntários, vou escolher aleatóriamente da lista de presença.


  • Como fazer?
 Como falamos na primeira aula, a memória de aula é um pequeno relatório do que aconteceu na aula, o que assistimos ou lemos, qual foi a dinâmica da aula e sobre o que discutimos (principais pontos e dúvidas).
 O ideal é que tivesse um cabeçalho (como um trabalho mesmo), especificando quem escreveu e a data da aula, a qual a memória se refere, etc. Depois é só enviar em formato de arquivo do word para meu e-mail e da professora. O prazo é de uma semana.


  Avisos:


  • Estou enviando o cronograma para o e-mail da turma porque não consegui postar o arquivo aqui. Alguém sabe como faz isso????rsrs
  • Na próxima aula começaremos a discutir o texto: MAZZA, D. A história da Sociologia no Brasil contada pela ótica da Sociologia da Educação. In: TURA, M. L. R. Sociologia para educadores. Ed. Quartet.. Está na xérox, no grupo do face e tbm vou mandar para o e-mail da turma.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sejam bem-vindos!


Eis aqui a primeira postagem do nosso blog!
rs...
  Primeiramente, gostaria de esclarecer o que é este espaço. Nosso projeto visa aproximar todos nós das principais teorias e conceitos dos sociólogos clássicos, principalmente no que diz respeito à educação. Com este espaço temos a intenção de tornar a sociologia mais presente em nossas vidas e aprender a identificar esses conceitos/mecanismos no nosso cotidiano, facilitando assim, a nossa compreensão de mundo.
   Eu, enquanto monitora, também estou apreendendo. Por isso a proposta é de construção coletiva, afinal, todos tem algo a acrescentar. Então, vamos juntos?



Agora, sobre a atividade "Memória Escolar"



  Na próxima terça, dia 12, teremos a apresentação das "Memórias", essa atividade valerá 0,5 pontos e nada mais é do que a exposição para a turma do que foi mais representativo na sua vida escolar, em qualquer faixa etária. Isso poderá ser feito da maneira que você preferir (ex: fala, música, poema, paródia, imagem, objeto....), desde que dure aproximadamente três minutos.

  Para pensar nessa questão "como a escola marca cada um", eu sugeri um filme que adooooro, que é Escritores da liberdade.

                                                                 (Assista aqui)


  Como eu sei que tem muita gente que já viu,  pensei em expandir a Sessão Cinema do final de semana. E aí? Alguém tem a uma boa sugestão????

quinta-feira, 29 de maio de 2014

IV Fórum - Karl Marx

Eis que chegamos no nosso último Fórum!
Demorou....mas saiu...rs

Então, vamos relembrar.
Nosso estudo sobre Marx foi o mais rapidinho pq afinal todo mundo já ouviu algo sobre Marx e ainda vamos estudá-lo muuuito ainda nessa graduação, mas não menos importante.

Começamos com o vídeo da série Clássicos da Sociologia, da univesptv, com Gabriel Cohn.
Depois propomos umas questões para serem respondidas com base no texto Marx e a sociologia da educação, de Leandro Konder, do livro Sociologia para educadores.

Seguem:
1- Qual é a diferença que vai distanciar Marx e Hegel?
2- Qual é o significado do conceito de trabalho na obra de Marx?
3- Qual é a noção que Marx estabelece sobre a praxis?
4- Que papel a ideologia cumpre na alienação do sujeito?
5- De que forma a educação é tratada na teoria Marxista?

Um dos pontos mais importantes da obra de Marx é o seu método, de uma coerência que até hoje é quase impossivel de questionar. Pensando nisso trago uma proposta de leitura muuito boa e fácil de fazer. É um livreto: Introdução ao estudo do método de Marx, de José Paulo Netto, onde o autor fala sobre método, tipo de pesquisa e alguns conceitos elaborados por Marx e que formam sua obra.

PROPOSTA:
Seguindo a linha dos outros fóruns nós continuamos querendo saber sobre a biografia dos autores clássicos!

Boa pesquisa!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

III Fórum - Max Weber


Revisando nosso estudo sobre Weber...

Iniciamos o estudo sobre Weber e sua Sociologia com o vídeo da Univesptv: www.youtube.com/watch?v=ea-sXQ5rwZ4 com a participação de Gabriel Cohn e Flávio Pierucci e onde eles falam sobre o foco que a sociologia weberiana dá à ação dos indivíduos e à relação desta com os outros indivíduos, e do diálogo que existe entre este autor, Marx e Durkheim.

Com o auxílio dos textos Max Weber - 1864- 1920 Entender o Homem e desvelar o sentido da ação social de Rita Amélia Teixeira Vilela, do livro Sociologia para Educadores, e O "espírito" do capitalismo de Max Weber, do livro A ética protestante e o "espírito" do capitalismo, realizamos duas dinâmicas:

A primeira foi individual e consistia em responder a uma questão que tratava do tema central da obra de Weber:  Como o espírito do capitalismo é desenvolvido no texto de Weber? De que forma ele se constitui em um tipo ideal?

A segunda dinâmica foi em grupo e consistia na análise de reportagens e identificação dos principais conceitos de Weber ( sociedade/religião/capitalismo, ação social, tipo ideal, dominação, conduta científica), tomando os seguintes apontamentos como direção:

*Por que o capitalismo nos leva a racionalizar situações?
*Como a burocracia (previsão de ações) se dá nas situações que vivemos?
*Qual a dinâmica gerada por agentes que perseguem interesses,têm objetivos e aplicam significados na relação com outros agentes?
*Como os agentes condezem sua própria existência?
*O poder é relação ou atributo?
*Os dominados aceitam os influxos externos como uma coerção ou tem a capacidade também de influir?
*A crença na validade de um modo de vida pode anular as iniciativas?
*Vale a pena adotar a legitimação? E se eu não adotar?
*Que tipo de conflitos são gerados em uma sala de aula? As comunicações  dos alunos são respeitadas? Que tipo de dominação se impõe?

PROPOSTA:

A proposta deste fórum segue a linha do último. Saber sobre a bibliografia de Max Weber, o que de sua vida e formação nós conseguimos descobrir??

 Boa pesquisa!

segunda-feira, 24 de março de 2014

II Fórum - Émile Durkheim





 
Na última semana nós estudamos o sociólogo Émile Durkheim, que foi o fundador da sociologia da educação e responsável por trazer a sociologia e suas discussões sobre sociedade para dentro da universidade.

Na primeira aula assistimos a dois filmes. http://www.youtube.com/watch?v=m8KJ4rlALcQhttp://www.youtube.com/watch?v=oQjX19ZPbDY . No primeiro os sociólogos brasileiros Raquel Vaz e Gabriel Cohn explicam e exemplificam conceitos básicos da obra de Durkheim e o segundo é um curta de desenho animado que representa a preocupação de Durkheim de que o avanço tecnológico tornaria o homem cada vez mais individual.
Depois discutimos o texto de Maria de Lourdes  Rangel Tura, Durkheim e a educação, no livro Sociologia para educadores, que faz um apanhado geral dos principais pontos da teoria durkheiminiana.

Na segunda aula, com o apoio do texto de Durkheim, Educação: natureza e papel, do livro Educação e Sociologia discutimos os principais conceitos da teoria de Durkheim com imagens representativas. São eles: fato social, anomia, solidariedade orgânica e mecânica, consciência coletiva, contrato ou (coersão).
No fim da aula a professora encerrou a aula respondendo a quatro questões, posto aqui porque são muito boas para direcionar o estudo sobre Émile Durkheim.

1- De que forma os conceitos centrais de Durkheim ligam-se com a noção que ele adota em relação a educação?
2- Em quais condições nasce o homem, na visão de Durkheim?
3- De que forma a educação colabora com a mudança desses padrões?
4- Depois de "formado", quais os elementos que constituirão o homem?



Uma observação e uma defesa...

Mesmo com toda a contribuição de Durkheim no campo da sociologia, da educação e, principalmente, da sociologia da educação, sua teoria é muitas vezes "deixada deixa um pouco de lado" por alguns professores, pensadores e até mesmo currículos universitários devido ao seu caráter positivista. O que eu gostaria de ressaltar é que não podemos  deixar de levar em consideração o contexto da época e julgar (se é que isso é possível uma vez que somos tão iniciantes no estudo da sociologia) um pensador ou elementos de sua teoria, que ainda são válidos (mesmo que outros estejam ultrapassados) por desconhecimento.
Durkheim foi muito importante para nós educadores, pois foi um dos primeiroa a ressaltar a importância do papel do educador como formador e transformador da sociedade.


PROPOSTA:
A proposta desse fórum é que vocês postem aqui nos comentários curiosidades sobre a bibliografia de Durkheim e que talvez nos ajude a entender o que o motivou seus estudos, sua carreira e o desenvolvimentos de sua teoria.

Boa pesquisa!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

I Fórum: vida e obra de Florestan Fernandes







A ideia deste fórum surgiu numa conversa com a professora Rosane, após a aula do dia 13/03, quando ela disse que "Florestan era muito mais do que a definição de sociologia e do que é social".
O sociólogo (e professor) Florestan Fernandes é o fundador da sociologia crítica no Brasil, tem mais de 50 obras publicadas e dá nome ao auditório da FEUFF. Ainda assim, poucas disciplinas (ou nenhuma) falam sobre ele efetivamente. 
Então, que tal saber um pouco mais sobre ele??
Participe de nosso fórum contribuindo com comentários sobre ele, sua bibliografia, suas obras, que linha filosófica influênciou seu pensamento, o que defendia, pelo que lutava e sua contribuição na educação.

Bom aprendizado!

domingo, 16 de março de 2014

Estudo Dirigido - A história da Sociologia na Brasil contada pela ótica da sociologia da educação (Débora Mazza)

Na nossa última aula discutimos o texto da Débora Mazza do livro Sociologia para Educadores, onde ela fala da chegada da sociologia no Brasil, do desenvolvimento da sociologia da educação, principais cientistas sociais e linhas de pensamento.

Os grupos escolheram as melhores respostas para duas perguntas e esse foi o resultado:



1- Quais as principais características que os autores apresentados apontam em relação ao surgimento da sociologia do Brasil?
Como características principais se tem ideia da inserção da sociologia no  Brasil por meio da introdução no âmbito escolar, mais especificamente no segundo grau, sendo aplicada através da visão Durkheiminiana, além da definição da mesma como ciência social. Sua introdução recebeu forte orientação positivista. Foi instaurada com a busca de uma análise objetiva do entendimento da realidade e da moral.

2- Os anos 30 são um marco nos considerados avanços da Sociologia do Brasil. Comente o período.
Em 1931, a reforma de Francisco Campos mantém a sociologia no ensino secundário, no currículo dos preparatórios para ingresso no ensino superior. Então, assim como na França, a sociologia desenvolveu-se com base em sua aplicação na área educacional, acreditava-se que ela, juntamente com outras disciplinas, renovaria a educação nacional formando professores com novos conhecimentos e uma nova moral.

3- O que marca, efetivamente, a aplicação da sociologia na área educacional?
Acreditava-se que interligando a sociologia com outras matérias poder-se-ia dar novos rumos à educação nacional, ou seja, a formação de professores com novos conhecimentos e uma nova moral.

4- De que forma a autora do texto compreende a influência de Durkheim no avanço da sociologia no campo da educação?
Durkheim foi o primeiro a pensar numa sociologia da educação e perceber sua importância. Preocupava-se principalmente com a educação moral. Buscou questionar sobre as origens e as funções do fato educativo e iniciou uma nova divisão neste campo de estudos: a Sociologia da Educação. Ele colocou a sociologia no lugar do saber aprofundado e autônomo e é apontado como herói fundador desse campo. Sugeriu o investimento dos sociólogos na educação, disseminando a sociologia como forma de compreender o mundo moderno estabelecendo um objeto próprio de estudo dessa ciência, as bases de uma metodologia de trabalho científico e a aplicação de seu método no estudo de um problema social, além de desenvolver um pensamento maior de indivíduos nas aulas.

5- A revolução de 1930 no Brasil acarretou transformações estruturais que desembocam em investimentos nas áreas sociais. Comente esta frase.
A Revolução de 1930 acarretou em investimentos na área das ciências sociais. Esses investimentos representavam um esforço das elites dirigentes, no sentido de uma análise e compreensão dos nossos problemas de formação, dessa forma quadros profissionais habilitados se valeram das ciências sociais como ferramentas do progresso social e uma tentativa de alcançar, por meio de um estudo científico dos fenômenos sociais, a integração nacional e uma orientação para o futuro. Foi expressivo na consolidação das mudanças sociais no Brasil na interiorização das ciências sociais e na construção de um sistema nacional de ensino. Foi a partir da revolução de 30 que os programas de ação em educação ganhavam expressividade com a instalação do Ministério da Educação e Saúde e o INEP.
6- Com a criação do INEP , mais especificamente, sob a direção de Anísio Teixeira em 1956, os cientistas sociais ganharam destaque. Em função de que isso ocorre?
Em função da criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, que funcionou em divisões autônomas dedicadas à pesquisa educacional, à pesquisa social, à documentação e informação pedagógica e ao aperfeiçoamento do magistério. Para contribuir e intever nos processos de redemocratização, escolarização, mudança social e industrialização, ganharam destaque os cientistas sociais.

7- De que forma Florestan Fernandes define a sociologia e a caracterização do que vem a ser social?
Florestan Fernandes definiu sociologia como sendo a ciência que estuda os fenômenos sociais. A caracterização do que é social é que ela lida com os fenômenos sociais no plano em que eles podem ser descritos, objetivamente, através de propriedades da porção do meio ambiente, dos organismos e dos processos que nela ocorrem.

8- Antônio Cândido apresenta um estudo com três tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. De que forma ele desenvolve esse pensamento?
Cândido analisou o desenvolvimento dos estudos sociológicos a partir do entendimento da necessidade da sociologia voltar-se para a docência com sua área formando professores e em outras áreas para a formação do ponto de vista crítico e dividiu-os em três linhas principais:
  •   Filosófico sociológico – reflexão sobre o caráter social sobre o processo educativo

  •  Pedagógico sociológico – estudo dos aspectos sociais da educação visando o bom funcionamento da escola.
  • Orientação sociológica – a sociologia educacional como um ramo da sociologia. 


Desse texto nós podemos tirar muitas informações e muitos temas para estudo. Para a discussão ficar mais rica deixe um comentário acrescentando uma informação as respostas dadas. Pode ser um complemento da resposta, a definição de algum conceito que te chamou atenção, ou informações sobre a vida e obra dos cientistas sociais citados, inclusive da Débora Mazza. Não se esqueçam que os comentários vale nota!
Então, mãos à obra!!

terça-feira, 11 de março de 2014

Para começar....



Finalmente o nosso blog!
Começamos a colocar em prática o nosso projeto de promover a empatia e conhecer o máximo possível da vida e obra dos autores clássicos da sociologia. São esses aí. Alguém os reconheceu?? Na ordem que aparecem??rsrs

Esperamos poder trocar muitas informações, tirar dúvidas e compartilhar textos, imagens e vídeos que ajudem nos estudos durante o período.
Bons estudos para todos nós! ;)