segunda-feira, 24 de março de 2014

II Fórum - Émile Durkheim





 
Na última semana nós estudamos o sociólogo Émile Durkheim, que foi o fundador da sociologia da educação e responsável por trazer a sociologia e suas discussões sobre sociedade para dentro da universidade.

Na primeira aula assistimos a dois filmes. http://www.youtube.com/watch?v=m8KJ4rlALcQhttp://www.youtube.com/watch?v=oQjX19ZPbDY . No primeiro os sociólogos brasileiros Raquel Vaz e Gabriel Cohn explicam e exemplificam conceitos básicos da obra de Durkheim e o segundo é um curta de desenho animado que representa a preocupação de Durkheim de que o avanço tecnológico tornaria o homem cada vez mais individual.
Depois discutimos o texto de Maria de Lourdes  Rangel Tura, Durkheim e a educação, no livro Sociologia para educadores, que faz um apanhado geral dos principais pontos da teoria durkheiminiana.

Na segunda aula, com o apoio do texto de Durkheim, Educação: natureza e papel, do livro Educação e Sociologia discutimos os principais conceitos da teoria de Durkheim com imagens representativas. São eles: fato social, anomia, solidariedade orgânica e mecânica, consciência coletiva, contrato ou (coersão).
No fim da aula a professora encerrou a aula respondendo a quatro questões, posto aqui porque são muito boas para direcionar o estudo sobre Émile Durkheim.

1- De que forma os conceitos centrais de Durkheim ligam-se com a noção que ele adota em relação a educação?
2- Em quais condições nasce o homem, na visão de Durkheim?
3- De que forma a educação colabora com a mudança desses padrões?
4- Depois de "formado", quais os elementos que constituirão o homem?



Uma observação e uma defesa...

Mesmo com toda a contribuição de Durkheim no campo da sociologia, da educação e, principalmente, da sociologia da educação, sua teoria é muitas vezes "deixada deixa um pouco de lado" por alguns professores, pensadores e até mesmo currículos universitários devido ao seu caráter positivista. O que eu gostaria de ressaltar é que não podemos  deixar de levar em consideração o contexto da época e julgar (se é que isso é possível uma vez que somos tão iniciantes no estudo da sociologia) um pensador ou elementos de sua teoria, que ainda são válidos (mesmo que outros estejam ultrapassados) por desconhecimento.
Durkheim foi muito importante para nós educadores, pois foi um dos primeiroa a ressaltar a importância do papel do educador como formador e transformador da sociedade.


PROPOSTA:
A proposta desse fórum é que vocês postem aqui nos comentários curiosidades sobre a bibliografia de Durkheim e que talvez nos ajude a entender o que o motivou seus estudos, sua carreira e o desenvolvimentos de sua teoria.

Boa pesquisa!!

19 comentários:

  1. Vamos usar esse espaço para construirmos conhecimentos? Aguardo a contribuição de vocês!

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  2. Segundo Durkheim, o educador tem a função de forma cidadãos que sejam capazes de ajudar na harmonia social.
    "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto" Émile Durkheim

    "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza" Émile Durkheim

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  3. Vindo de família religiosa, Durkheim optou por uma vida "oposta" à famíla, escolhendo uma vida secular. Desde cedo, foi opositor da educação religiosa e defendeu o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em alguns de seus trabalhos, procurou atestar que os fenômenos religiosos tinham suas origens em acontecimentos sociais.

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  4. Comentário do Renan, que não está conseguido postar do seu celular:
    Émile Durkheim era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua família. Mais tarde declarou-se agnóstico. Ainda assim, como sociólogo teórico do pensamento religioso manteve sempre uma posição respeitosa frente às religiões, que podemos constatar a partir da seguinte frase: "[...] a verdadeira função da religião não é nos fazer pensar, enriquecer nosso conhecimento, [...] mas sim nos fazer agir, nos ajudar a viver". E. Durkheim

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  5. Émile Durkheim foi o primeiro professor de Ciência Sociológica da França Sociológica. O cientista tinha, sobretudo, interesse nas relações sociais e os fenômenos oriundos da interação humana.

    Sua contribuição tornou-se ponto de partida do estudo de fenômenos sociológicos como a natureza das relações de trabalho, os aspectos sociais do suicídio e as religiões primitivas.

    Apresenta quatro obras principais:
    1-De la division du travail social (1893; Da divisão do trabalho social): analisa o problema da ordem num sistema social de individualismo econômico

    2-Les Règles de la méthode sociologique (1895; As regras do método sociológico): define fato social e esquematiza a trama metodológica com que estudou os fenômenos sociais

    3-Le Suicide (1897; O suicídio): tentou mostrar que as causas do auto-extermínio têm fundamento social e não individual

    4-Les Formes élémentaires de la vie religieuse (1915; As formas elementares da vida religiosa): buscou mostrar as origens sociais e cerimoniais, bem como as bases da religião, sobretudo do totemismo na Austrália

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  6. Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "consciência coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
    A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "fatos sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
    Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
    O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais.

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  7. Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

    Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.

    Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente", exemplificou o pensador.

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  8. Ana Luisa de Oliveira

    Para Durkheim, a sociedade é uma determinante, e exige que o indivíduo se adapte totalmente aos seus objetivos. A educação é o principal instrumento dessa adaptação. É a educação que transforma a criança, desprovida de um senso social, em uma peça ativa da sociedade. O trabalho dos adultos sobre as "falhas" das crianças, contribui para a incorporação dos princípios da sociedade da qual essa criança faz parte. Desta maneira, podemos entender pelo ponto de vista de Durkheim, que a história nos mostra como foram educados os indivíduos para a vida social. Por isso ele pressupões ser indispensável a observação da educação e suas aplicações.

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  9. Durkeim falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos “fatos sociais”, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
    Na tentativa de "curar" a sociedade da anomia, Durkheim escreve "Da divisão do trabalho social", onde discorre sobre a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros desta. A solução estaria em seguir o exemplo de um organismo biológico, no qual cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Se cada membro exercer uma função específica na divisão do trabalho da sociedade, ele estará vinculado a ela através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros. O importante para Durkheim é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica

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  10. Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
    Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
    é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa,
    Afirmava que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", gerou uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais. Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade,preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo

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  11. Segue o comentário da Tamires:
    Preocupado com o ser humano em uma sociedade em estado de anomia, decidiu estudar a criminalidade, o suicídio e a religião construindo uma nova ciência que ajudou no desenvolvimento aos estudos de Freud.

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  12. "A educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social. Tem como objectivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais que dependem dela, da sociedade política no seu conjunto e do meio que lhe é particularmente destinado." (Durkheim, ed. cit., pág. 41, apud: Azevedo, Rafael Ávila - A pedagogia sociológica de Durkheim, http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/19606/2/7222000082034.pdf).

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  13. O contexto histórico pelo qual a Europa passava, no final do século XVII e início do século XIX, contribuiu para motivar Durkheim a trabalhar nos temas que vão desde à emergência do indivíduo até a origem da ordem social, da moral, ao estudo da divisão social do trabalho. O socialismo se difundia, a França enfrentava crises e a revolução industrial estava em seus primórdios.

    Na obra de 1895, intitulada “As regras do método sociológico”, Durkheim diz esperar

    “ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo [...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.”

    Os fatos sociais formariam a ordem social, constituídos pelas consciências individuais de todos os componentes da sociedade e, simultaneamente, influenciando-as.

    fonte: http://paginamundodaciencia.wordpress.com/2013/08/05/emile-durkheim/

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  14. A teoria da educação durkheimiana
    inspira-se na sua teoria sociológica geral.
    Durkheim interessou-se desde cedo pela
    educação enquanto objecto de estudo sociológico; pelo carácter social-histórico
    do fenomeno educativo; pelos métodos de
    educação de cada sociedade em determinado período histórico; pela forma como
    uma sociedade disciplina e integra através
    da educação; pela forma como favorece
    a realização dos seus membros. Foi o
    primeiro autor clássico a afirmar a educação
    como processo social, como fenómeno
    social, capaz de ser descrito, analisado e
    explicado sociologicamente, como “função essencialmente
    social”, como “coisa
    eminentemente social”. Este clássico da pedagogia francesa,
    teórico fundador da sociologia da educação,
    considera que os fins da educação devem ser
    determinados pela sociologia. A sua teoria
    define a educação como ‘bem’ social.

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  15. Considerado o fundador da sociologia como ciência independente. Durkheim combinou a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Sua contribuição tornou-se ponto de partida do estudo de fenômenos sociológicos como a natureza das relações de trabalho, os aspectos sociais do suicídio e as religiões primitivas. Inovou construindo uma nova ciência se preocupando com fatores psicológicos, antes da existência da Psicologia. Em suas propostas cunhou a afirmação de que não existem religiões falsas, que todas são essencialmente sociais. Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente o suicídio, o qual, segundo ele, seria praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão do indivíduo com relação ao seu meio social. Durkheim introduziu os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que o levaram à distinção dos principais tipos de grupos sociais. Também em suas propostas cunhou a afirmação de que não existem religiões falsas, que todas são essencialmente sociais.

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  16. Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

    Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

    Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica).

    A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou também a revista L'Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro.

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  17. Durkheim recuperou a categoria aristotélica do entendimento humano (Aristóteles, 1995) para organizar sua lógica teórica plural e diferencial. Assim, noções como as de tempo, de espaço, de gênero, de causa, de substância, de personalidade entre outras são acionadas no esforço teórico de explicar que o grupo humano em fusão é o fundamento último da vida social, antes mesmo de qualquer representação classificatória. No entanto, para ele, o desenvolvimento do pensamento classificatório permitiu ao homem se afastar crescentemente da situação de efervescência inicial da comunidade, que seria algo caótico entre o estado da natureza e o estado da cultura, para situações de solidariedades contratuais mais complexas. Para ele, mesmo que se apresentem de forma diferente, as categorias do entendimento podem ser encontradas em qualquer sociedade, ao contrário das representações coletivas que variariam de uma sociedade para a outra. Tais categorias, entretanto, têm uma significação ambígua para Durkheim que oscilava entre entender as categorias como sendo, por um lado, construídas socialmente, e, por outro, como sendo fundadoras do conhecimento e da razão.

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  18. Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.

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  19. Comentário enviado pela priscilla:
    Émile Durkheim (1858-1917)

    Acadêmicos franceses e da disciplina de sociologia devo muito a David Emile Durkheim. Um sociólogo francês , Durkheim nasceu no ano de 1858 e fazia parte de uma unida e família judia bastante conservadora . Sua contribuição para a sociologia é bem reconhecida em todo o mundo e de acordo com muitos pensadores intelectuais , o crédito de estabelecer "sociologia" como uma "ciência" (Science Sociale ) repousa sobre os ombros capazes de Emile Durkheim.

    Vida Uma espiada Emile Durkheim
    O pai de Durkheim era um rabino , mas ele próprio foi destinada para uma finalidade diferente na vida. Um jovem disciplinado e consciente, Emile dedicou-se às suas atividades acadêmicas e se tornou um aluno excepcional em mais maneiras do que uma. De fato , ele teve que enfrentar grandes responsabilidades com a idade de 20 , quando seu pai morreu . Esta foi a razão pela qual , talvez, muito contribuiu para a sua natureza séria e contemplativa.

    Emile estudou no " Lycée Louis le Grand e se destacou em seu campo escolhido. Ele também era um forte concorrente para o prestigiado ' Ecole Normale Superieure " , uma instalação em Paris para o ensino superior e separado do sistema universitário tradicional. Ele ganhou o vestibular para o instituto em 1879 e se juntou ao seu amigo Jean Jaurès , um homem talentoso que mais tarde se tornou o líder do Partido Socialista francês.

    Durkheim era um especialista em muitas línguas estrangeiras , como jornais alemães e italianos e, muitas vezes revisada nesses idiomas . Seus pensamentos , crenças e escritos podem ser considerados para ter se originado a partir das experiências que ele sofreu em seus anos de formação da vida.

    Linha de Durkheim do pensamento e da visão

    Emile era um sociólogo comprometido para com o seu país. Ele queria trazer uma série de reformas sociais e morais positivas em prol de sua pátria . Ele tinha uma mentalidade secular e definir metas para alcançar. Emile concentrou-se na criação da sociologia como disciplina acadêmica reconhecida e novo. Ele também queimou óleo da meia-noite sobre a análise de como a sociedade de que o tempo poderia manter a sua integridade , identidade e coerência nas futuras vezes para vir quando etnia religiosa pode perder o seu valor. Em seu contexto, Durkheim pesquisou e escreveu muito sobre como a religião , a educação , direito etc poderia efetuar a sociedade e sua integração .

    Emile Durkheim também estava preocupado com o impacto prático da ciência. Ele considerou a ciência como um meio que poderia manter o tecido da sociedade conectada. Ele introduziu o conceito de abrir os olhos de " anomia " ou a falta de normas sociais que podem resultar em instabilidade e caos. Isto aconteceu através de seu livro , que foi publicado no year1893 com o título, " A divisão do trabalho na sociedade" . O livro trouxe à luz muitos um aspecto que a sociedade efeito de uma forma negativa , especialmente o comportamento das pessoas umas com as outras .

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