terça-feira, 19 de agosto de 2014

Documentário: "Sociologia no ensino médio - unidade 1"

Para relembrar.....




 Documentário:

  Esse documentário foi produzido por ATTA MÍDIA E EDUCAÇÃO e faz parte de uma coleção: Sociologia no ensino Médio. Neste Volume Amaury Cesar Moraes e Nelson Tomazi nos trazem o contexto histórico do surgimento da sociologia, como ela chegou ao Brasil e tornou-se disciplina obrigatória dos currículos de ensino básico, secundário e superior, e seus princípios gerais.
 

Tópicos e Citações:

"A sociologia não valeria nem uma hora de esforços se fosse um saber de especialista reservado aos especialistas" (Pierre Bourdieu)
  • Para que serve a sociologia?
"O indivíduo só pode compreender sua própria existência e avaliar o seu próprio destino localizando-se dentro de seu período histórico. Só pode conhecer as suas possibilidades na vida tornando-se cônscio das possibilidades de todas as pessoas nas mesmas circunstâncias (...). A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade" (Charles Wright Mills)

"Levar à consciência os mecanismos que tornam a vida dolorosa, inviável até, não é neutralizá-los; explicar as contradições não é resolvê-las. Mas, por mais cético que se possa ser sobre a eficácia social da mensagem sociológica, não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas." (Pierre Bourdieu)

"Não há escolha entre maneiras 'engajadas' e 'neutras' de fazer sociologia. Uma sociologia descomprometida é uma impossibilidade. 
Buscar uma posição moralmente neutra entre as muitas marcas de sociologia hoje praticadas, marcas que vão da declaradamente libertária à francamente comunitária, é um esforço em vão. 
Os sociólogos só podem negar ou esquecer os efeitos de seu trabalho sobre a 'visão de mundo', e o impacto dessa visão sobre as ações singulares ou em conjunto, ao custo de fugir à responsabilidade de escolha que todo ser humano enfrenta diariamente.
A tarefa da sociologia é assegurar que essas escolhas sejam verdadeiramente livres e que assim continuem, cada vez mais, enquanto durar a humanidade."                 (Zygmunt Bauman) 
  •  Ciência e senso comum
  • Uma breve história
  • Orientações Curriculares Nacionais

  • Estranhamento
"A sociologia (...) descobre o arbitrário, a contingência, ali onde as pessoas gostam de ver a necessidade ou a natureza; (...) descobre a necessidade, a coação social, ali onde se gostaria de ver a escolha, o livre arbítrio. (...) 
Uma das características das sociedades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições. O que se quer dizer que, ao historicizar, a sociologia desnaturaliza."      (Pierre Bourdieu) 


  • Desnaturalização 
" Desconfiai do mais trivial, na aparência do singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente, nunca digam: isso é natural! Pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nunca digam: isso é natural! A fim de que nada passe por ser imutável! (Bertolt Brecht)

  
Bem, é isso . Espero que ajude nas memórias!

3 comentários:




  1. Oi pessoal, vale a pena ver esse vídeo.
    O nome do cara do video é Augusto Cury e fala sobre a Teoria da Inteligência Multifocal. Digite no
    Google - augusto cury youtube que aparecem diversos vídeos.
    Esse é da entrevista que te mostrei --->
    http://g1.globo.com/pb/paraiba/bom-dia-pb/videos/t/edicoes/v/veja-a-entrevista-de-augusto-cury-ao-bom-dia-paraiba/3547720/

    Outro:
    https://www.youtube.com/watch?v=5Hftp15Okt8

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  2. Pessoal a prof solicitou estudássemos um pouco sobre Florestan Fernades, para quem não conseguiu tempo. Segue um pouquinho da sua vida.

    Florestan Fernandes acreditava que a educação deveria ser, para os alunos, uma experiência transformadora que desenvolvesse a criatividade, dando condições de se libertar da opressão social. Mas, para isso, a escola deveria deixar de reproduzir os mecanismos de dominação de classe da sociedade.

    Em 1941, Florestan ingressou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, formando-se em ciências sociais. Iniciou sua carreira docente em 1945, como assistente do professor Fernando de Azevedo, na cadeira de Sociologia II. Na Escola Livre de Sociologia e Política, obteve o título de mestre com a dissertação "A organização social dos Tupinambá". Em 1951 defendeu, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seus ensaios mais importantes acerca da fundamentação da sociologia como ciência foram, posteriormente, reunidos no livro "Fundamentos empíricos da explicação sociológica". Seu comprometimento intelectual com o desenvolvimento da ciência no Brasil, entendido como requisito básico para a inserção do país na civilização moderna, científica e tecnológica, situa sua atuação na Campanha de Defesa da Escola Pública, em prol do ensino público, laico e gratuito enquanto direito fundamental do cidadão do mundo moderno.
    Carreira
    Durante o período, foi assistente catedrático, livre docente e professor titular na cadeira de Sociologia, substituindo o sociólogo e professor francês Roger Bastide em caráter interino até 1964, ano em que se efetivou na cátedra, com a tese "A integração do negro na sociedade de classes". Como o título da obra permite entrever, o período caracteriza-se pelo estudo da inserção da sociedade nacional na civilização moderna, em um programa de pesquisa voltado para o desenvolvimento de uma sociologia brasileira.
    Em 1975, veio a público a obra "A revolução burguesa no Brasil", que renova radicalmente concepções tradicionais e contemporâneas da burguesia e do desenvolvimento do capitalismo no país, em uma análise tecida com diferentes perspectivas teóricas da sociologia, que faz dialogar problemas formulados em tom Max Weber com interpretações alinhadas à dialética marxista. No inicio de 1979, retornou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, agora reformada, para um curso de férias sobre a experiência socialista em Cuba, a convite dos estudantes do Centro Acadêmico de Ciências Sociais. Em suas análises sobre o socialismo, apropriou-se de variadas perspectivas do marxismo clássico e moderno, forjando uma concepção teórico-prática que se diferencia a um só tempo do dogmatismo teórico e da prática de concessões da esquerda.
    O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina. Sociólogo e professor universitário, com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual.
    O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que foi orientado em seus trabalhos acadêmicos por Florestan, estabeleceu com ele forte relação afetiva, mantida até a morte do sociólogo.
    Florestan começou a escrever no final dos anos 40, e ao longo de sua vida, publicou mais de 50 livros e centenas de artigos.
    http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/florestan-fernandes-307905.shtml

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  3. Pessoal,
    Para o final de semana sugiro um filme muito legal sobre educação. Chama-se : Assim como estrelas no céu, na terra toda criança é especial.
    Vejam no site: https://www.youtube.com/watch?v=b6J0CCuA11w
    um abraço.
    Marcia.

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