domingo, 16 de março de 2014

Estudo Dirigido - A história da Sociologia na Brasil contada pela ótica da sociologia da educação (Débora Mazza)

Na nossa última aula discutimos o texto da Débora Mazza do livro Sociologia para Educadores, onde ela fala da chegada da sociologia no Brasil, do desenvolvimento da sociologia da educação, principais cientistas sociais e linhas de pensamento.

Os grupos escolheram as melhores respostas para duas perguntas e esse foi o resultado:



1- Quais as principais características que os autores apresentados apontam em relação ao surgimento da sociologia do Brasil?
Como características principais se tem ideia da inserção da sociologia no  Brasil por meio da introdução no âmbito escolar, mais especificamente no segundo grau, sendo aplicada através da visão Durkheiminiana, além da definição da mesma como ciência social. Sua introdução recebeu forte orientação positivista. Foi instaurada com a busca de uma análise objetiva do entendimento da realidade e da moral.

2- Os anos 30 são um marco nos considerados avanços da Sociologia do Brasil. Comente o período.
Em 1931, a reforma de Francisco Campos mantém a sociologia no ensino secundário, no currículo dos preparatórios para ingresso no ensino superior. Então, assim como na França, a sociologia desenvolveu-se com base em sua aplicação na área educacional, acreditava-se que ela, juntamente com outras disciplinas, renovaria a educação nacional formando professores com novos conhecimentos e uma nova moral.

3- O que marca, efetivamente, a aplicação da sociologia na área educacional?
Acreditava-se que interligando a sociologia com outras matérias poder-se-ia dar novos rumos à educação nacional, ou seja, a formação de professores com novos conhecimentos e uma nova moral.

4- De que forma a autora do texto compreende a influência de Durkheim no avanço da sociologia no campo da educação?
Durkheim foi o primeiro a pensar numa sociologia da educação e perceber sua importância. Preocupava-se principalmente com a educação moral. Buscou questionar sobre as origens e as funções do fato educativo e iniciou uma nova divisão neste campo de estudos: a Sociologia da Educação. Ele colocou a sociologia no lugar do saber aprofundado e autônomo e é apontado como herói fundador desse campo. Sugeriu o investimento dos sociólogos na educação, disseminando a sociologia como forma de compreender o mundo moderno estabelecendo um objeto próprio de estudo dessa ciência, as bases de uma metodologia de trabalho científico e a aplicação de seu método no estudo de um problema social, além de desenvolver um pensamento maior de indivíduos nas aulas.

5- A revolução de 1930 no Brasil acarretou transformações estruturais que desembocam em investimentos nas áreas sociais. Comente esta frase.
A Revolução de 1930 acarretou em investimentos na área das ciências sociais. Esses investimentos representavam um esforço das elites dirigentes, no sentido de uma análise e compreensão dos nossos problemas de formação, dessa forma quadros profissionais habilitados se valeram das ciências sociais como ferramentas do progresso social e uma tentativa de alcançar, por meio de um estudo científico dos fenômenos sociais, a integração nacional e uma orientação para o futuro. Foi expressivo na consolidação das mudanças sociais no Brasil na interiorização das ciências sociais e na construção de um sistema nacional de ensino. Foi a partir da revolução de 30 que os programas de ação em educação ganhavam expressividade com a instalação do Ministério da Educação e Saúde e o INEP.
6- Com a criação do INEP , mais especificamente, sob a direção de Anísio Teixeira em 1956, os cientistas sociais ganharam destaque. Em função de que isso ocorre?
Em função da criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, que funcionou em divisões autônomas dedicadas à pesquisa educacional, à pesquisa social, à documentação e informação pedagógica e ao aperfeiçoamento do magistério. Para contribuir e intever nos processos de redemocratização, escolarização, mudança social e industrialização, ganharam destaque os cientistas sociais.

7- De que forma Florestan Fernandes define a sociologia e a caracterização do que vem a ser social?
Florestan Fernandes definiu sociologia como sendo a ciência que estuda os fenômenos sociais. A caracterização do que é social é que ela lida com os fenômenos sociais no plano em que eles podem ser descritos, objetivamente, através de propriedades da porção do meio ambiente, dos organismos e dos processos que nela ocorrem.

8- Antônio Cândido apresenta um estudo com três tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. De que forma ele desenvolve esse pensamento?
Cândido analisou o desenvolvimento dos estudos sociológicos a partir do entendimento da necessidade da sociologia voltar-se para a docência com sua área formando professores e em outras áreas para a formação do ponto de vista crítico e dividiu-os em três linhas principais:
  •   Filosófico sociológico – reflexão sobre o caráter social sobre o processo educativo

  •  Pedagógico sociológico – estudo dos aspectos sociais da educação visando o bom funcionamento da escola.
  • Orientação sociológica – a sociologia educacional como um ramo da sociologia. 


Desse texto nós podemos tirar muitas informações e muitos temas para estudo. Para a discussão ficar mais rica deixe um comentário acrescentando uma informação as respostas dadas. Pode ser um complemento da resposta, a definição de algum conceito que te chamou atenção, ou informações sobre a vida e obra dos cientistas sociais citados, inclusive da Débora Mazza. Não se esqueçam que os comentários vale nota!
Então, mãos à obra!!

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