domingo, 21 de setembro de 2014

Fórum IV: Max Weber

Max Weber


Proposta:
Seguindo a linha das propostas dos fóruns II e III, gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias, ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, do próprio Weber, do Livro A Ética do Protestantismo e o Espírito Capitalista.

17 comentários:

  1. ALUNA: RENATA DE SOUZA REIS

    MAX WEBER

    Max Weber (21/04/1864 - 14/06/1920) foi um intelectual alemão considerado como um dos fundadores da sociologia. Através de seu cunho idealista, acreditava que a sociologia tinha a função de investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade. Seu método defendia a ideia de que todos os indivíduos - ou seja, todos os atores sociais - agem por motivações baseadas em valores. Sendo assim, o cientísta deve desobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar.
    Em sua metodologia, define o conceito de "Tipo Ideal", que consiste em um instrumento de análise capaz de compreender as ações sociais. Para tanto, o sociólogo deve selecionar aspectos da ação humana que considera culturalmente relevante para o estudo, fazendo-o segundo seus próprios valores.
    Concluindo, Weber acredita que a sociedade deve ser analisada de acordo com as ações dos indivíduos em conjunto sobre ela.

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  2. Nathália Souto
    Karl Emil Maximilian Weber nasceu em 21 de Abril de 1864 no Reino da Prússia e foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.
    Buscava compreender o problema da unificação do estado Alemão, em 1871. Queria entender como a Alemanha - já consolidada como estado-nacional -, poderia desempenhar papel importante no mundo, como se estabeleceriam as relações com outras nações.
    Desse questionamento, surge a concepção de senso social, no qual o indivíduo é o ator da ação. Quer dizer que a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos e desse modo, quando um desses indivíduos age em função do outro, gera-se o que conhecemos como relação social: (indivíduo+indivíduo= relações sociais).
    *Ação social centrada no agente da ação (indivíduo), enfatizando os seus significados (decifrando ações).

    FATO SOCIAL (Durkheim) x AÇÃO SOCIAL (Weber): O fato social se constrói através de um coletivo coercitivo, já a ação social, que é muito diferente, é individual, relacional, que se constrói a partir da perspectiva de ação-reação (crítica a Durkeim e Marx), de maneira subjetiva, que permite as identidades sociais (sujeito reagindo a diversas maneiras).

    Tem uma visão antipositivista , onde a compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação dos sentidos ( localizado em seu tempo). Visão relativista/perspectivista(historicista), na qual não há ordem natural das coisas.

    Seu método investigativo é interpretativo (sem se basear na razão, positivismo, ou método cartesiano), que procura sempre conhecer, compreender as relações históricas com realativismo e avaliação (não aponta, mede, critica ou interfere).

    BUROCRACIA como compreensão da competição do mercado.

    Educação é fundamental por 2 motivos: transformar indivíduos em seres autônomos, além de ajudar no processo das instituições educacionais e por ligar politicamente o indivíduo a sua nação.

    A sociedade ideal para ele seria aquela na qual o indivíduo luta pelos seus ideais de forma radical (com seus pontos de vista e convicções), sendo respeitado pelos outros,o quais também lutam pelos radicalmente pelos seus ideais.

    O Estado é visto por ele de forma burocrática , que se estabelece a partir de princípios de racionalização, de maneira racional e eficaz, através de um controle estabelecido pela dominação feita pelos tipos ideais.

    Esses tipos ideais são modelos de interpretação qeu ele usa em sua técnica de investigação para a compreensão das ações sociais. ( ajuda a avaliar os modelos educacionais e buscar a compreensão da realidade. Se dividem em 3:

    -Carismático: Que estimula as qualidades heróicas/mágicas , assentadas nas crenças e que são instavéis. Ex: escola de sacerdotes com a intenção de lidar com o caráter de forma contemplativa.
    - Legal (racional/burocrata): De utilidade prática, com estratégias, estável, que se baseia em normas. Ex: escolas técnicas que formam o aluno para o mercado de trabalho.
    -Tradicional: Formativa, com cultura como ética e valor, sem estratégias formando o aluno para a vida , com valores e princípios. Ex: escola religiosa , que forma o homem com bons valores.

    Sociologia Compreensiva: Que entende a ação do homem através do entendimento da sociedade (homem como ator social).

    * Em contradição a Marx, vê o fator econômico como muito importante, porém não acha que TODA a ação social seja determinada pela economia (determinismo econômico).

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  3. Karl Emil Maximilian Weber, foi um intelectual alemão, considerado uns dos fundadores da sociologia e um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia. Grande parte do seu trabalho foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo.
    Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social.

    1- ação social tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.

    2- ação social afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais.

    3- racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade.

    4- racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

    Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais .Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.
    Marx e Nietzsche, reconhecidos por Weber como pensadores decisivos de seu tempo, e que tiveram mais impacto sobre a de Weber.
    Sua obra mais famosa ''A ética protestante e o espírito do capitalismo'', com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, da burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.

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  4. Aluna: Fernanda Fernandes de Avila

    Max Weber nasceu em 21 de Abril de 1864 no Reino da Prússia e foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Ele buscava compreender o problema da unificação do Estado Alemão. Possui uma visão anti-positivista e relativista - perspectivista (historicista) no qual não há ordem natural das coisas. Apoia profundamente a educação, afim de formar indivíduos autônomos e para isso, ele ajuda no processo das instituições educacionais.

    A sociedade ideal para Weber era aquela em que as pessoas podem ter seus pontos de vista radicais respeitados (defendia a liberdade de expressão).

    Além disso, considera o homem como ator da ação social. Sendo assim, quando um indivíduo age em função do outro, gera-se as relações sociais.

    Outro ponto importante era a idealização dos TIPOS IDEAIS. Estes, ajudam a avaliar os modelos educacionais, buscando compreender a realidade. São divididos em três partes:

    1) Carismático: Estimula as qualidades heroicas/mágicas.
    2) Legal/Racional/Burocrata: Utiliza a prática/estratégias.
    3) Tradicional: Formativa / Cultura como ética e valor.

    Sociologia compreensiva: busca entender a ação do homem através do entendimento da sociedade.

    Para Weber, vê o fator econômico como muita importância, porém não acha que toda ação social seja determinada pela economia.

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  5. Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920), teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Defendia a ideia de que uma Ciência Social não poderia se reduzir a realidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos, para dar sentido à realidade particular. Entretanto, se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo, e o método proposto por Weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio e define a Sociologia como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação. Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção.
    Weber estava preocupado com suas sutis conexões entre as moralidade econômicas e religiosas. Igualmente, envolvia-se ele com as consequências de tal tema para a organização social. Em particular, voltava-se para o estudo da natureza da organização burocrática. Em sua obra, investigou as conexões existentes ente o protestantismo e o comportamento de seus adeptos em relação ao capitalismo moderno e mostra que a moral (hábitos/costumes/valores) é determinante no mundo capitalista (procura racional do lucro, promovendo o espírito do capitalismo). Interessou-se pela burocracia porque ela representava grande importância no processo de racionalização – um processo que lhe parecia caracterizar a sociedade moderna em contraste com formas tradicionais de sociedade. uma ordem econômica racional trazia consigo uma racionalização das relações sociais. a eficiência que caracterizava a novas relações econômicas também tornavam-se características da organização social. A burocracia, em essência, resolvia o problema de desligar os homens da confiança absoluta nas formas tradicionais de controle de poder.

    UFF - Faculdade de Educação
    Letícia dos Santos Carvalho -
    2° Período - 2014.2

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  6. A ética protestante e o espírito capitalista

    Neste livro, Weber avança a tese de que a ética e as ideias puritanas influenciaram o desenvolvimento do capitalismo. Tradicionalmente, na Igreja Católica Romana, a devoção religiosa estava normalmente acompanhada da rejeição dos assuntos mundanos, incluindo a ocupação econômica. Tais conflitos eram baseados na luta ascética - não valorização do corpo e desprendimento material.
    Após definir o espírito do capitalismo (que Weber diz as ideias e hábitos que favorecem, de forma ética, a procura racional de ganho econômico), Weber argumenta que há vários motivos para procurar as suas origens nas ideias religiosas da Reforma Protestante. Muitos observadores como William Petty, Montesquieu, Henry Thomas Buckle, John Keats e outros tinham já comentado a afinidade entre o protestantismo e o desenvolvimento do espírito comercial.

    A obra é considerada o livro do século por muitos contemporâneos e, de fato, é de suma importância para a sociedade.

    UFF - Pedagogia
    Aurea Raquel F.M. dos Santos
    2º período - manhã

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  7. Max Weber

    Historiador, jurista, economista e sociólogo alemão, Max Weber, considerado um dos fundadores da sociologia moderna, nasceu em 1864, em Erfurt, e faleceu em 1920, em Munique, na Alemanha.
    Estudou leis e história econômica nas universidades de Heidelberg e de Berlim.Em 1892 era docente na Universidade de Berlim, em 1894 passou a lecionar na Universidade de Friburgo e em 1897 na Universidade de Heidelberg. Enfermo,retirou-se do ensino em 1903, tendo sido convidado novamente para lecionarem 1919, desta vez na Universidade de Munique.
    A sua dissertação de doutoramento (1889) consiste numa análise das disposições legais que regulamentavam a iniciativa mercantil medieval. Aí revelou interesse por um tema que voltaria a destacar em obras posteriores: a influência do direito romano na constituição do sistema jurídico da Europa medieval e pós-medieval.
    É nesta linha que produz uma análise compreensiva dos problemas agrários da região a Leste do Elba e que analisa as operações do capital financeiro na Alemanha. São as conclusões a que chega nestas duas obras acerca do carácter e efeitos do comércio moderno que o levam à escolha dos temas da sua obra mais difundida: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904-05).Nesta obra, Weber começa por tentar perceber o facto estatístico de, na Europa moderna, "os principais homens de negócios e proprietários do capital, assim como os operários qualificados de nível mais elevado e, de modo particular, o pessoal de elevadas qualificações técnicas e comerciais das empresas modernas, serem na sua grande maioria protestantes". Concluiu, entre outros,que é a natureza específica das crenças protestantes que explica a relação entre o Protestantismo e o racionalismo econômico. A.A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo termina aconselhando a rejeição de todos os esquemas teóricos de interpretação da história, tanto o idealista como o materialista. Nos seus ensaios metodológicos Weber reflete sobre a natureza das ciências trazendo prestígio às ciências sociais e cria, nomeadamente, a distinção entre'juízos de facto' e 'juízos de valor'.
    Outro conceito introduzido por Weber é o de 'tipo ideal', um instrumento analítico para os cientistas sociais que, não correspondendo a uma cópia nem de calque da realidade, revela as ligações entre os visados da observação social.Exemplo deste procedimento weberiano é o da famosa tipologia das formas de autoridade: tradição, carisma e conformidade legal. Conceitos como o capitalismo, o feudalismo ou o de sociedade industrial podem ser também classificados como tipos ideais.No âmbito da sociologia das religiões analisou ainda as culturas religiosas da Índia e da China comparando-as com a tradição religiosa no ocidente.
    A análise das classes e grupos sociais bem como da burocracia e da ação socialsão outros dos temas de Max Weber. Principais obras:
    1891, Die Römische Agrargeschichte in ihrer Bedeutung für das Staats- undPrivatrecht
    1904-05, Die Protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus
    1919, Politik als Beruf
    1920-21, Gesammelte Aufsätze zur Religionssoziologie, 3 vols.
    1921, Gesammelte Politische Schriften
    1922, Wirtshaft und Gesellschaft, 2 vols.
    1921, Die Rationalen und Soziologischen Grundlagen des Muzik
    1924, Gesammelte Aufsätze zur Soziologie und Sozialpolitik

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  8. Max Weber, junto com outros socialistas, desenvolveu a sociologia compreensiva (ou empírica), onde a compreensão dos fenômenos é dever da ciência. Essa sociologia busca entender a ação do homem como ator social, ativo e reativo no meio em que vive. A compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação do sentido.
    Para entender a sociedade, comparava o capitalismo de Marx com o protestantismo no acúmulo de dinheiro e bens. Porém, diferentemente de Marx, não culpava o capitalismo por todas as relações sociais, pois acreditava que para tal feito existiam situações múltiplas.
    Para Weber, a educação é fundamental para transformar o homem num indivíduo autônomo, politicamente ligado a sua nação.

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  9. Max Weber ( 1864-1920 )
    Max Weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Em 1882, começou os estudos superiores em Berlim, dedicando-se simultaneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito. Concluído o curso, trabalhou na Universidade de Berlim, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo.
    Considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, propôs o papel da ciência empírica, que segue passos, e ocorre no presente. Weber concebe o objeto da sociologia como conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram. Weber entende "aquela cujo sentido pensado pelo sujeito jeito é referido ao comportamento dos outros; orientando-se por ele o seu comportamento". Tal colocação do problema significa que não é possível propriamente explicá-lo como resultado de um relacionamento de causas e efeitos (procedimento das ciências naturais), mas compreendê-lo como algo que aponta para outros fatos e somente em função dos quais poderia ser conhecido em toda a sua amplitude.
    O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
    Weber também pensou em tipos ideias, que consiste, no pensamento weberiano, a um processo de conceituação que abstrai de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante.
    Acerca do capitalismo, Weber o equiparou ao protestantismo, pois consiste em um modelo de acumulação, enquanto acumula-se capital, no capitalismo, no protestantismo acumula-se a fé.
    Na educação, Weber possui uma visão praxista, bem próxima a Bourdier, o professor deve ser um mediador, não impor e muito menos cobrar a mesma leitura de mundo que possui, de seus alunos, deve-se ser autônomo no pensamento,levando a subjetividade em consideração

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  10. Max Weber:

    " A tarefa do professor é servir aos alunos com seu conhecimento e experiência e nãp impor-lhes suas opiniões políticas sociais'.
    De certa forma, Weber se opõe à ideia de Durkheim, que acreditava que a escola deve formar, de alguma maneira, um ser patriota( o que levaria o professor a impor opiniões políticas).

    Tipos Ideais:
    - Para Weber, os tipos ideais são um instrumento de análise sociológica elaborados para a apreensão de fenômenos sociais.

    *Carismático.
    *Legal/ Racional/ bBurocrata
    *Tradicional

    O PAPEL DA CIÊNCIA- EMPIRISMO NA PRÁTICA:
    1) Estabelece leis e fatores hipotéticos;
    2) Analisa o agrupamento destes fatores
    3) Remonta o passado/ presente
    4) Avalia as possíveis constelações futuras.

    BUROCRACIA
    * Para Weber, a burocracia, enquanto tipo ideal, organiza não só o estado, mas também a administração pública. Ela pode ser vista em vários segmentos/ instituições do nosso cotidiano, como escolas, bancos, igrejas, etc.

    Thays Souza
    2o período- manhã

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  11. Max Weber (1864-1920)
    No contexto de uma Alemanha recém unificada, Weber pensa em como ,agora ,sua nação poderia desempenhar um papel importante do mundo . A resposta para essa questão resultou numa concepção de ciência social a qual enfatiza o papel do agente ,do ator da ação e o significado destas ações.
    A sociologia para ele é feita de ações sociais praticadas pelo individuo ,assim não sendo uma ação praticada pelo grupo, mas do individuo que age socialmente .
    • Quando o individuo age em relação ao outro ,acontece uma relação social que nada mais é que a dependência das ações sociais .
    • ‘’A compreensão do fenômeno social pressupõe a recuperação do sentido ‘’ .
    E este sentido vem da historicidade ,da relação com o momento em que se vive tendo como perspectiva a historia .( Para Weber o capitalismo representa o horizonte histórico de sua época)
    Max Weber X Karl Marx
    Weber achava que o Marxismo se prendia a ideia de que os fenômenos econômicos eram os únicos fatores que regiam os fenômenos sociais e tinha a ideia de casualidade. Assim Weber não desmentia essa concepção ,porem acreditava que fenômenos econômicos eram um dos fatores que tinham efeito sobre todo o resto .
    Racionalização:
    Existem formas que surgem com o capitalismo que de alguma forma racionalizam .
    O capitalismo leva a racionalizar as coisas .
    Burocracia – organização do Estado .O Estado que seja organizado em termos legais com uma racionalidade que permita a previsão da ação .*** Aparato de eficiência do Estado
    - A Burocracia age rotineiramente, não estimula mudanças inovações ,é algo bom quando funciona corretamente .
    Capitalismo e a Ética Protestante
    . Contexto de um capitalismo urbano ,onde o pequeno artesão agora possui uma ou duas maquinas
    . Formação da burguesia que vai educando uma nova classe dominante ,que trabalha ,e quer que seu trabalhador trabalhe muito também
    .Espirito do Capitalismo : É uma ética profissional e não a economia capitalista ,Weber leva o capitalismo por um caminho que não pode se distanciar da sociologia .
    Papel da ciência :
    Empirismo(observação prática)
    Sua visão mais uma vez se opõe a visão positivista na qual a ciência tem o papel de ditar regras ,para Weber ela tem o papel de ajudar a informar e a formar as ideias .
    1) Estabelece leis e fatores hipotéticos (o que pode acontecer )
    2) Analisa o argumento desses fatores
    3) Remonta ao passado o presente
    4) Avalia as possíveis constelações futuras
    Tipos ideias /tipos conceituais :
    Modelo de interpretação ,leitura empírica baseada em tipos :
    1) Carismático – Estimula as qualidades heroicas /magicas ,ligado ao caráter de forma contemplativa
    Poder é exercido por aquele que obtém a confiança da sociedade por seus dons.
    Exemplo: Escola que forma sacerdotes, lidar com questões sobrenaturais
    2) Legal /Racional /Burocrata : Utilidade pratica. Estratégias
    Ex; escola técnica ,formar um individuo funcional
    O poder é fundado na obediência
    3) Tradicional : Formativa ,cultura como ética e valor
    Ex: Escola de modelo religioso .Formar os indivíduos para a vida ,construir bons valores e aplica-los no âmbito social .
    Sociologia Compreensiva :
    Entender a ação do homem através do entendimento da sociedade
    **Concepção dos atores Sociais
    Weber e a educação :
    Para Weber a educação é fundamental para formar o individuo autônomo, porém é importante que o individuo seja ligado politicamente a sua nação .
    ‘’ A tarefa do professor é servir aos alunos com seu conhecimento e experiência e não impor-lhes suas opiniões politicas pessoais ‘’
    UFF- Faculdade de Educação
    Ana Caroline Rodrigues Sousa
    2º Periodo - 2014.1

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  12. Aluna : Gabriella Felix

    Max Weber
    Era prussiano e nasceu em 1864, acreditava que não havia ordem natural das coisas, para ele a sociedade ideal seria a que cria indivíduos autônomos e com liberdade de expressão, considerando assim o homem como ator da ação social, ou seja, quando um homem age em função de outro. Ele busca entender o indivíduo através do comportamento da sociedade.
    Um de seus principais conceitos para entender as ações sociais, são os tipos ideais. Essa ideologia dos tipos ideais se divide em três pontos:
    - Carismático: qualidades heroicas (Joana D'arc)
    - Tradicional: cultura como ética e valor ( rei)
    - Legal: utilidade prática, se baseia em normas (presidente)

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  13. Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha.
    Max Weber teve como objeto de pesquisa ou inspiração teórica a análise da estrutura política alemã. A concepção de Estado para Weber estaria relacionada ao controle do poder estatal por uma burocracia militar e civil. Para Weber o Estado é: "Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima". Para Weber há três formas de ação social: Tradicional, a Carismática e a Legal.
    Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais. Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais.
    - Legal: Seria aquela de caráter racional e fundamentada em uma ordem estabelecida.
    - Tradicional: Como o próprio nome já indica, seria aquela baseada na tradição e na crença da legitimidade dos costumes.
    - Carismática: A autoridade de um indivíduo é legitimada não por leis ou tradições, mas por seus valores excepcionais, como heroísmo, exemplaridade, intelectualidade e oratória.


    Jully Borges Pintas Loyola

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  14. Aluna: Juliana Moreira

    Weber foi contextualizado na época do conflito do positivismo e seus críticos. Sofreu grande influência de Marx compartilhando do tema do capitalismo ocidental, tentando compreender as ideias e os fatores materiais, cobrando força na explicação sociológica. Mas criticava o monismo causal de Marx.
    Também sofreu grande influencia de Nietzsche dizendo que a luta entre os valores economicos pela vontade de poder é o que torna a realidade compreensível.
    Conceituava ''Relação Social'' como a probabilidade de que uma forma determinada de conduta social tinha seu sentido partilhado pelos diversos agentes em uma sociedade qualquer. Weber chama o Estado, a Igreja ou o casamento de pretensas estruturas sociais que só existem de fato enquanto houver a probabilidade de que se deem as relações sociais dotadas de conteúdos significativos que as constituem. Também tinha a concepção de ''Personalidades Coletivas'' como desenvolvimentos e entrelaçamentos de ações específicas de pessoas individuais.
    Para ele, a ''Ordem Social'' seria a honra social distribuída dentro de uma sociedade entre grupos típicos.
    Weber via o racional ou legal como forma de organização dizendo que não precisamos recorrer aos meios mágicos para dominar ou implorar ao espírito já que os meios técnicos e os cálculos realizam o serviço.

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  15. Max Weber foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado atualmente um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração pública. Começou sua carreira na Universidade de Berlin, e depois passou para várias outras instituições.
    Para o sociólogo alemão Max Weber a análise deve concentrar-se nos atores e em suas ações; a sociedade não é algo exterior e superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele é qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.
    Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações, com os demais.Ele estabelece quatro tipos de ação social:
    Tradicional: aquela determinada por um costume;
    Afetiva: aquela determinada por afetos;
    Racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante;
    Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que estabelece fins e organiza meios necessários.
    A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
    TIPO IDEAL: Na concepção de Weber, é um instrumento de análise sociológica elaborado para a apreensão de fenômenos sociais.
    Sua obra mais famosa é a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que deu início ao seu estudo religioso. Na obra ele fala que a religião foi um dos motivos para os diferentes caminhos que o desenvolvimento tomou no Ocidente e o Oriente.

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  16. Cirlene Bogres da Conceição

    Weber, foi um intelectual alemão, considerado uns dos fundadores da sociologia e um dos fundadores do estudo moderno da sociologia. Grande parte do seu trabalho foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo.
    Weber entende a sociedade a partir dos conjuntos das ações individuais. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Weber estabeleceu quatro tipos de ação social: Ação tradicional, aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; Ação social afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; Racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
    Para entender essas ações sociais, ele utiliza alguns conceitos fundamentais. Essa ideologia dos tipos ideais se divide em três pontos:
    - Carismático: qualidades heroicas
    - Tradicional: cultura como ética e valor
    - Legal: utilidade prática, se baseia em normas.

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  17. Para Weber, o fato é que as idéias religiosas têm importante influência sobre o desenvolvimento do espírito econômico. Neste livro, ele aborda a relação entre o espírito do moderno capitalismo ocidental e a ética racional do protestantismo ascético. Seu ponto principal é que as doutrinas da fé calvinista (especialmente a doutrina da predestinação) foram agentes essenciais na formação e no fortalecimento do moderno espírito capitalista. Não quer dizer que o capitalismo não poderia ter surgido sem essas doutrinas. Contudo, ele mostra que o ethos deste tipo particular de capitalismo, como existe nos Estados Unidos, tem seu berço nos ideais ascéticos do calvinismo. Também ao contrário de Marx, o capitalismo nada tem a ver com o impulso de ter ou a ânsia por lucro. Apesar dos críticos o verem como um sistema baseado na cobiça, Para Weber, o capitalismo é um sistema baseado na moderação do ímpeto, um tempero racional para a cobiça. Concluiu que a noção de trabalho como um fim em si mesmo é o fator que se opõe ao tradicionalismo. Ele concluiu também que é a educação religiosa, especialmente aquela baseada na ética protestante, que instila (ou pelo menos instilou no passado) no indivíduo um senso de obrigação moral para o cumprimento de suas obrigações terrenas. A chave para esta tese de Weber é a doutrina calvinista da predestinação. A certeza da salvação era inseparável do conceito de produzir. A conseqüência natural desta crença escreve Weber, é um tipo irracional de ascetismo. O alvo deste ascetismo era viver uma vida inteligente que não estivesse à mercê da emoção ou diversão impulsiva do indivíduo. A combinação do ascetismo racional que limitava o consumo e seu resultante acúmulo de riquezas providenciou o capital excedente necessário para expandir o sistema de capitalismo econômico. É a formula essencial sobre a qual se baseia o espírito do capitalismo. Conforme Weber, o protestantismo criou uma ética inteiramente nova: a ética do trabalho. Propõe que um valor ético foi capaz de criar as condições para um desenvolvimento econômico, e torna-se, desse modo, um outro clássico fundamental na literatura sociológica. Weber deixa claro que sua tese tem a ver com a origem do espírito do capitalismo moderno e não com o capitalismo atual. Da sociedade moderna, ele diz que a capa dos bens materiais tem se tornado uma gaiola de ferro. O ascetismo religioso entrou em decadência, deixando o homem moderno com um sistema econômico que governa sua vida com força irresistível, sem levar em consideração sua preocupação com aquisição econômica.

    Bruno Pereira
    2º Período - Manhã

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