sábado, 20 de setembro de 2014

Fórum II: Émile Durkheim

Émile Durkheim






Proposta:
Neste fórum gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias, ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, do próprio Durkheim, que se encontra na xeróx do Gil.

19 comentários:

  1. Nathália Souto

    Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 na França e foi considerado o homem da sociologia por criar seus métodos e observar como os homens se relacionavam na sociedade. Deu início aos seus estudos em meio a um contexto europeu marcado por grandes mudanças, como por exemplo, o crescimento científico, o progresso material e moral e o aumento do consumo - atrelado ao surgimento e uso da moeda. Além disso, a Europa passou a ser o centro do mundo (ocidentalização), a burguesia obtia cada vez mais poder e havia um forte culto ao individualismo - na qual havia grande competição entre os homens ou entre homem e máquina no mercado de trabalho. É nesse contexto que surge Durkheim para tentar entender como funciona a nova sociedade que se instala, baseando-se em ideias funcionalistas, estudando as grandes mudanças que estavam acontecendo.

    Baseado nas ideias de John Locke, Durkheim via o homem como um "tábula rasa" defendendo a ideia na qual o homem nasce sem saber nada, o meio que vai dizer, moldar, formar o indivíduo. "A sociedade que muda o homem", e é nesse momento que entra o papel da escola, com a finalidade de formar o homem, no sentido de progresso, moral e conhecimento.

    Durkheim se preocupou muito com a escola como uma função social, já que lá as crianças aprendem a obedecer, se civilizar, sendo apresentadas ao que a sociedade espera delas. Dessa forma, a educação é vista como essencial na vida do indivíduo, sendo responsável pela formação da disciplina e do espírito de adesão ao grupo/vida coletiva.

    Com a criação da escola nova, com uma filosofia positivista de modernidade e progresso, - se contrapondo as antigas escolas que eram baseadas em uma grande religiosidade - a criança obtia conhecimento e espírito coletivo, então essa escola acaba se enquadrando as ideias de Durkheim.

    Durkheim tem como tônica central do seu trabalho o combate ao individualismo, exclusão do egoísmo, para proporcionar a harmonia em sociedade, a qual inclui trocas e regras cooperativas - diminuindo as situações anômicas.

    Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912).

    Dentre os diversos conceitos criados e estudados por Durkheim, eis aqui ALGUNS dos quais foram essenciais para entender e compreender as relações do homem em sociedade:

    - O FATO SOCIAL faz a imposição de ações no homem de maneira que ele esteja em condições de viver em sociedade através da coerção. " Ação que tem que ser realizada".

    - A COERÇÃO pode ser entendida como uma pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo. Essa força é exercida em proporção a força do fato social e impõe-se aos indivíduos. Ex: As pessoas usam roupas pois o homem é automaticamente pressionado pela sociedade a usá-las (consciência coletiva).

    - As LEIS são entendidas como fatos sociais, sendo instâncias racionais das ideias (e se cumprem através da coerção).

    - A CONSCIÊNCIA COLETIVA é entendida como um conjunto de crenças e sentimentos comuns ao comum dos membros de uma determinada sociedade.

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  2. ALUNA: RENATA DE SOUZA REIS

    Considerado, juntamente com Max Weber, como um dos fundadores da sociologia moderna, Émile Durkheim, mesmo criado por seu pai rabino, opunha-se às bases da educação religiosa, defendendo o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Desse modo, esse autor clássico tinha como foco de estudo a compreensão sobre a maneira como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociai. Falava, além disso, que a sociedade consiste mais do que apenas na soma de suas partes.

    Dentre principais concepções e teorias, podemos evienciar:

    A teoria do funcionalismo: Os indivíduos integrantes da sociedade são divididos de acordo com as funções que exercem, mantendo o meio balenceado.

    A concepção de Fatos Sociais: Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
    Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

    Além de todas essas contribuições para o estudo da sociedade, Durkheim também elaborou considerações sobre o papel da escola e concluiu que a escola deveria ser o espaço no qual os valores morais e éticos, a obediência e a responsabilidade fossem difundidos para os indivíduos ainda enquanto crianças como principais ideais sociais. Ele acreditava que era na escola que os indivíduos deveriam aprender as regras de comportamento exigidas pelo "mundo adulto".

    Assim sendo, é possível analisarmos as instituições de ensino atuais as quais frequentamos, na perspectiva de Durkheim, como instituições que objetivam a formação do indivíduo baseados em valores socialmente difundidos como "verdade absoluta" e o seu ingresso imediato ao que a sociedade exige, ou seja, ao mercado de trabalho; e não como instituições que pretendem formar indivíduos autônomos.

    Portanto, A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou também a revista L'Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro.

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  3. Cirlene Borges

    Émile Durkheim
    Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.

    Também falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos “fatos sociais”, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.

    Discutiu o fato de que na sociedade moderna, a divisão do trabalho ser bem maior do que antes. Várias classes de funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez maior. Antes, o fazendeiro trabalhava na sua propriedade auto-suficiente, sem depender de outros grupos de trabalhadores para alimentar as necessidades. Agora, o trabalhador ganha seu dinheiro, e tem de confiá-lo a outros grupos para poder se manter (roupas, alimentação, )

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  4. Émile Durkheim (1858-1917), foi o primeiro sociólogo a criar métodos na sociologia e foi um dos fundadores da escola francesa, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social Preocupou-se com o homem ser social, em sua natureza na vida coletiva, em oposição ao culto do individualismo e o consumismo que emergiam na época. Suas ideias eram pautadas na funcionalidade -origem-causa-função-, visualizando o homem como uma “tábula rasa”, e que na sociedade tudo o que é desorganizado precisa ser organizado, sendo que para ele a educação teria uma papel principal de função social (moral, ascensão material e progresso). Durkheim diz que a escola é muito importante, pois é dentro dela que as crianças aprender a obedecer; e é lá que os jovens são apresentados ás orientações que a sociedade espera deles.
    Alguns conceitos de Durkheim:
    . FATO SOCIAL: são ações que o indivíduo tem que realizar, pois são impostas através da coerção.
    . LEIS: Para Durkheim, são as instâncias racionais das ideias.
    . FORÇA COERCITIVA: pressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo.
    . ANOMIA: Patologia social que mexe na força de coerção, impedindo o cumprimento do fato social.
    . SOLIDARIEDADE ORGÃNICA: Produzida por um momento coercitivo, é construída.
    . SOLIDARIEDADE MECÂNICA: produzida nas relações sociais.

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  5. Aluna: Fernanda Fernandes de Avila

    Baseando-se na concepção de Durkheim relacionada ao meu cotidiano, é possível afirmar que relmente a escola teve papel fundamental para aprofundar os meus conhecimentos, afinal, a partir da ideia do homem como uma "tábula rasa" - no qual ele nasce sem saber nada e vai sendo modificado/moldado/formado pela sociedade - é que ele diz que é dentro do espaço escolar que o indivíduo, enquanto crianças, aprendem a obedecer e são formados no sentido de progresso, moral e conhecimento. Sendo assim, vale ressaltar alguns conceitos idealizados por esse sociólogo:

    * ESCOLA COMO FUNÇÃO SOCIAL: as crianças aprendem a obedecer, se civilizar, sendo apresentados ao que a sociedade espera deles. Ela é responsável pela formação da disciplina e do espírito de adesão ao grupo / vida coletiva.
    * FATO SOCIAL: realidades exteriores ao indivíduo e independente do aparelho conceitual do observador. "Ação que tem que ser realizada." - As leis, por exemplo.
    * COERSÃO: pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo (jogo de forças + consciência coletiva)
    * ESCOLA NOVA: contrapondo as escolas que educavam para a religião, nessa escola, a criança obtia conhecimento e espírito coletivo.

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  6. Émile Durkheim(1858-1917), foi um famoso sociólogo francês que ficou conhecido como o pai da Sociologia moderna, justamente por ter sido o primeiro a utilizar essa denominação para tal ciência social. Sua principal teoria era a de que os fatos sociais deveriam ser tratados como “coisas” concretas, assim como as ciências exatas. Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste, culminando na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse “tudo” ele chamou de “Fatos Sociais”, e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia. Os Fatos Sociais são exteriores porque consistem em ideias, normas ou regras de conduta social que não são criadas isoladamente pelos indivíduos quando eles nascem, ou seja, essas normas surgem na sociedade e, também, Coercitivos, pois essas normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Normalmente as pessoas não percebem que estão sendo coagidas, pressionadas pela sociedade. Se alguém não obedece às normas, é punido de alguma maneira, pelo grupo social. Durkheim via o homem como uma “tábua rasa”: nascemos como uma folha em branco e o meio social (mais forte/ força de coerção) designa o que seremos, ou seja, o meio constrói o homem, e via a educação como função social em que a escola, de aspecto nacionalista, é a salvação formando moralmente os indivíduos para serem seres positivos no mundo.

    UFF - Faculdade de Educação
    Letícia dos Santos Carvalho
    2° período - 2014.2

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  7. Émile Durkheimfoi (Épinal, 15 de abril de 1858 - França 15 de novembro de 1917) foi o primeiro sociólogo a criar métodos na sociologia e foi um dos fundadores da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
    Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
    Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir novamente", escreveu. Os professores, como parte responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos, têm um papel determinante e delicado. Devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para não tirar a autonomia de pensamento dos jovens.

    UFF - Pedagogia
    Aurea Raquel F.M. dos Santos
    2º período - manhã

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  8. Émile Durkheim

    Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.

    Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
    Também falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos “fatos sociais”, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
    Discutiu o fato de que na sociedade moderna, a divisão do trabalho ser bem maior do que antes. Várias classes de funcionários foram criadas nas fábricas. Numa linha de produção, um trabalhador não precisa saber de todo o processo de fabricação do produto, apenas da parte que lhe foi conferida. Isto gerou uma dependência cada vez maior. Antes, o fazendeiro trabalhava na sua propriedade autossuficiente, sem depender de outros grupos de trabalhadores para alimentar as necessidades. Agora, o trabalhador ganha seu dinheiro, e tem de confiá-lo a outros grupos para poder se manter (roupas, alimentação, etc).
    Livros de Émile Durkheim:
    • Da divisão do trabalho social, 1893;
    • Regras do método sociológico, 1895;
    • O suicídio, 1897;
    • Sociedade e trabalho, 1907;
    • As formas elementares de vida religiosa, 1912;

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  9. Émile Durkheim ( 1858 - 1917 )

    Durkheim nasceu em Épinal, França; vivendo durante o período da III República,onde há uma ocidentalização européia e a predominância de uma nova ordem social operante, baseada em uma cultura burguesa emergente, visando um consumo abundante; cultuando o individualismo.
    Para entender este novo contexto social em seu ápice, Durkheim adota ideias funcionalistas, ou seja, pragmáticas, onde segui-se uma ordem de: ORIGEM-CAUSA-FUNÇÃO.

    A partir de sua visão acerca desta sociedade, Durkheim conclui que o homem seria uma "TÁBULA RASA", onde nasce como uma folha em branco e somos desenhados de acordo com o meio social onde estamos inseridos; a sociedade muda o homem= COERÇÃO.

    Desta forma, Durkheim idealiza conceitos importantes para pensar em uma ciência social (*), tais como:
    1)Fatos Sociais: Ação que tem de se realizar no homem. ( existe para ser cumprida.)
    2)Coerção: Impõe-se ao indivíduo. ( Existe pela força do fato social)
    3)Leis: Instância racional das ideias.( Faz-se cumprir através da coerção)
    4) Escola: Formação da disciplina, espírito de adesão ao grupo, pertencimento, ideias nacionalistas. ( Vida coletiva)
    5) Estado de Anomia: Qualquer patologia social que leve ao descumprimento do fato social.

    Para ele, qualquer estado de anomia, desorganização social, deve ser anulado; pois o indivíduo deve ter uma postura positivista, formado em atitudes, sendo produtivo(TIPO IDEAL); com um mundo funcionando em prol de um progresso.

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  10. Luiza L. Martins

    Emily Durkheim nasce num período no qual instala-se a III Republica e ocorre uma mudança na ordem social (incluindo, principalmente, a migração das pessoas do campo para a cidade). Economicamente, surge o capitalismo, bem como o valor da ciência, da tecnologia e o progresso industrial.
    Durkheim passa a perceber o culto ao individualismo que o leva a enfatizar a coletividade e o fortalecimento dos laços sociais e da educação moral.
    Para ele, há uma força maior que leva os indivíduos a serem pré-determinados a certas ações (isto é, sofrem uma coerção) que são os chamados fatos sociais.

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  11. Émile Durkheim viveu num período de expansão do capitalismo. Com o novo estilo de vida que privilegiava o consumo e a abundância, ele se preocupou fortemente com a educação moral pois percebia um culto a individualismo próprio dessa nova cultura europeia que se expandia pelo mundo.
    Durkheim via o indivíduo como um ser social, constituído através de um sistema de ideias, sentimentos e hábitos que exprimem, não a sua individualidade, mas o grupo do qual ele faz parte.
    A escola, nessa perspectiva, seria então fundamental: a partir de regras de convívio, cria nas crianças um espírito de adesão a vida coletiva, pertencimento e responsabilidade.

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  12. Émile Durkheim nascido em 1858 , precursor da Sociologia ,denominando-a como tal . A teoria estabelecida por Durkheim é alicerçada nos fatos sociais ,os quais deveriam ser reconhecidos como algo concreto ao serem observados ,estudados.
    Durkheim ,vê o Homem como um animal selvagem ,cuja Humanidade foi construída somente por ter se tornado sociável ,ou seja ,torna-se capaz de aprender hábitos e costumes do seu grupo social estabelecendo o convívio ,este processo de aprendizagem, ele conceitua como ‘’Socialização ‘’
    Neste contexto de sociabilidade e convívio ,o pensador estabelece o conceito de ‘’Consciência Coletiva’’, formada pelo processo de’’ Socialização ‘’,composta por tudo que está na mente ,que nos orienta em como devemos ser ,sentir, comportar .No que engloba o tudo que se encontra na mente do individuo, o pensador conceitua como ‘’Fatos Sociais’’ .Que consistem em ideias, normas, regras de conduta social , normas estas que nascem na sociedade.
    Estas regras, normas devem ser seguidas pelos membros da sociedade ,algumas vezes sendo impostas de forma sútil e imperceptível , são conceituadas como Coercitivos .
    Durkheim ‘’desenha ‘’ o Homem como uma ‘’tábula rasa’’ ,que nasce bruto e é lapidado pelo meio social ,pela coerção ,que o forma. A educação é para o pensador salvação que forma moralmente os indivíduos ,a escola e´o espaço formador de função social .

    UFF- Faculdade de Educação
    Ana Caroline Rodrigues Sousa
    2º periodo - 2014.2

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  13. Émile Dukehim (1858-1917) está colocado entre os pais fundadores da sociologia e foi o primeiro a criar métodos no campo disciplinar. Analisou sistemas sociais, estruturas e as relações entre o indivíduo e a sociedade. Durkheim recebeu influência filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo se cátedra. Mas seu pensamento não faz eco as ideias recebidas, senão que as refunde num novo sistema, chegando com frequência a contestar tendências intelectuais do seu tempo. Também recebeu influência de pensadores como Montesquieu, Saint-Simon e Comte que tentaram mostrar a interdependência dos fenômenos da vida social e a urgência de estuda-las a partir da positividade de um saber empírico. Durkheim se preocupou com a definição do estatuto científico da sociologia e com a demarcação de seu campo como ciência distinta e autônoma. Para ele, só se poderia pensar no campo da ciência se fosse possível concebe-los como algo real e existente, fora das consciências particulares, ou seja, como realidade coletiva, externa ao indivíduo, que o ultrapassa e se impõe sobre ele. Para ele, a sociedade, assim como os fenômenos naturais, são ordenados e regulados por certas leis ou tendências gerais necessárias e que, por isso, deve proceder à análise das relações de causa e efeito entre fenômenos sociais.

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  14. Durkheim tenta entender o homem, como a sociedade funciona e como ela se instala. Baseia- se em ideias funcionalistas para estudar as mudanças que ocorriam naquele momento ( Rev. Industrial). Baseado em ideais de Locke, Durkheim via o homem como "tábula rasa", defendendo, assim, a ideia de que o homem nasce sem
    conhecimentos, e que o meio em que ele vive é quem vai "formá-lo.
    " A sociedade que muda o homem".
    Aqui é onde a escola se insere. Para ele, a escola se define como uma "função social". É nela que as crianças se civilizam. Tornando a educação essencial na vida de um indivíduo. Durkheim também coloca aqui os conceitos de ' espírito de Adesão ao grupo" ou "vida coletiva". O homem precisa entender que existe uma vida coletiva e assim, pertencer à ela".

    Aqui estão alguns dos conceitos de Durkeim:
    * Fato social: Ações que têm que se realizar- fatores que regulamentem a vida humana.

    * Coerção: Impõe- se aos indivíduos ( pressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo. EX.: as pessoas usam roupas porque a sociedade as "forçam" a fazê-lo).

    *Leis: Instâncias racionais das ideias

    *Anomia: Qualquer patologia social que levaria o descumprimento de uma lei. Ex.: Quando uma pessoa mata, por qualquer motivo que seja. Neste caso, a COERÇÃO da LEI não foi capaz de fazer com que o indivíduo matasse.

    Thays Souza
    2o período- manhã

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  15. Aluna: Juliana Moreira

    Émile Durkheim foi o primeiro sociólogo a incluir a ciência social na grade curricular do ensino superior. Esse foi um dos motivos pelo qual ele foi chamado como ''pai da sociologia''.
    Ele não focava seu estudo em ações individuais das pessoas (como Weber fazia), ele estudava os Fatos Sociais, que eram ações da sociedade independente de sua vontade, por coercitividade.
    Durkheim foi um homem positivista, que tinha a visão de que tudo tinha que seguir uma ordem e assim progredir. Quando isso não ocorria, por exemplo em um Fato Social, acarretava a Anomia.
    Considerava o homem ''Tábua Rasa'', porque, como John Locke, dizia que o homem era totalmente influenciado em sua criação pelo meio, que tem uma grande força de coerção.

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  16. Émile Durkheim é considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Durkheim nasceu em um período que a Europa estava abalada com revoluções sociais, mas tarde Émile tenta entender como funciona esta nova ordem social.
    O culto ao individualismo preocupa Durkheim, pois vê como necessidade o fortalecimento dos laços sociais, coletividade e a educação moral.
    Na fase positivista que marca o início de sua produção, considera que para tornar-se uma ciência autônoma, esse campo de conhecimento precisava delimitar seu objetivo próprio, os fatos sociais.
    Fato Social é a realidade exterior aos indivíduos. “Toda maneira de agir física ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”
    Para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coersão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias.
    Durkheim foi influenciado pelas obras de Augusto Comte o principal iniciador do positivismo.


    Jully Borges Pintas Loyola

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  17. Émile Durkheim é considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Durkheim nasceu em um período que a Europa estava abalada com revoluções sociais, mas tarde Émile tenta entender como funciona esta nova ordem social.
    O culto ao individualismo preocupa Durkheim, pois vê como necessidade o fortalecimento dos laços sociais, coletividade e a educação moral.
    Na fase positivista que marca o início de sua produção, considera que para tornar-se uma ciência autônoma, esse campo de conhecimento precisava delimitar seu objetivo próprio, os fatos sociais.
    Fato Social é a realidade exterior aos indivíduos. “Toda maneira de agir física ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”
    Para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coersão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias.
    Durkheim foi influenciado pelas obras de Augusto Comte o principal iniciador do positivismo.

    Jully Borges Pintas Loyola

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  18. Aluna: Gabriella Felix

    Émile Durkheim
    Era francês e nasceu em 1858, ele em meio as Revoluções Industriais e o aumento da burguesia, iniciou os estudos das novas relações sociais que surgiram, se baseando em ideias funcionalistas.
    Ele via o homem como uma "tábula rasa", que nascia sem saber de nada, e que é o meio em que vive, a sociedade que forma o indivíduo. É quando entra na escola que a criança se forma como indivíduo, é onde ela aprende a obedecer, a se civilizar, a conhecer a sociedade, para ele a escola é essencial.
    Durkheim criou alguns conceitos da sociologia, dentre eles estão:
    - Fato Social: ação que tem que se realizada
    - Coerção: pressão ou repressão que a sociedade impõe sobre o homem
    - Consciência coletiva: conjunto de crenças e sentimentos comuns aos membros de uma sociedade
    - Solidariedade orgânica: é organizada
    - Solidariedade mecânica: é espontânea

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  19. Durkheim, nascido em 1858 na cidade francesa Épinal, fazia parte de uma família pobre de origem judia. Durkheim é considerado como um dos fundadores da Sociologia, essa é um ramo das ciências humanas que estuda as relações sociais e seus fenômenos. Durkheim ingressou na Escola Normal Superior de Paris em 1879, depois de 8 anos ele se tornou o primeiro professor na França de Ciência Sociológica.

    Pouco tempo depois, mais precisamente entre os anos de 1893 e 1895, Durkheim redigiu as suas duas principais obras: Da divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico.

    A partir dessas obras constituiu com elas outras idéias, o desenvolvimento de um conceito acerca da consciência coletiva, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem as inúmeras relações entre os membros de uma determinada sociedade.

    Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução e/ou desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação, como base do processo, sendo que de acordo com o nível de educação elevado certamente iria produzir um melhor desenvolvimento.

    Bruno Pereira
    2º Período - Manhã

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