Karl Marx
Proposta:
Neste fórum, assim como no fórum sobre Durkheim, gostaríamos de ouvir reflexões críticas sobre a vida do autor e sobre os conceitos formulados por ele (que relação você percebeu entre determinados momentos de sua vida e contexto histórico e alguns conceitos), ou que influências este autor recebeu de outros autores e teorias (principalmente Hegel e Engels), ou ainda, fazer uma resenha crítica do texto complementar, O Manifesto Comunista.
ALUNA: RENATA DE SOUZA REIS
ResponderExcluir"O Manifesto do Partido Comunista" é um documento que, redigido em 1848 pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, objetivava a exposição mundial do seu modo de ver a sociedade, seus fins e suas tendências. Ocasionado por um cunho social, o manifesto possuía como principais reivindicações: a queda da burguesia, a soberania do proletariado, a dissolução da antiga sociedade burguesa, a fundação de uma nova sociedade sem “classes” e sem “propriedade privada”. Esse manifesto é uma análise da luta de classes e um pedido de “união” entre os operários do mundo.
A introdução trata do surgimento do comunismo e como esse novo modelo de política veio “assombrar” a classe dominante européia, onde, poderosos radicais franceses e polícias alemães” trataram de perseguir para acabar com o ideal revolucionário que estava prestes a emergir.
O comunismo já era visto por outros poderes, como “poder”. Por essa razão os comunistas tendem a difundir as suas idéias, modo de ver e objetivos para o mundo opondo um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo. No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels difundiram de maneira simples, em formato de “Manifesto”, sua nova concepção de Filosofia e de História.
Além disso, Engels acreditava ser importante o acesso do trabalhador ao Manifesto Comunista por também situar os trabalhadores como parte do proletariado e, portanto, presumia que a interação dessa classe com o documento seria capaz de auxiliar na elaboração da constituição dos proletários em classe, a derrubada suprema da burguesia, a conquista do poder privado e, principalmente, a abolição da propriedade privada burguesa.
O Manifesto Comunista, foi escrito pelos fundadores do socialismo científico, Karl Marx e Friedrich Engels.
ResponderExcluirMarx e Engels, propõem ações para uma revolução socialista através da tomada do poder pelo proletariado, e situando a burguesia moderna como nova classe opressora. Porém, cita o grande papel da burguesia, que destruiu o poder monárquico valorizando a liberdade econômica, porém, com os recursos de aceleração da produção, tecnologia e divisão do trabalho, trata o operário como uma peça de trabalho.
O proletariado deve tomar consciência de sua situação, e então organizar-se e lutar contra a burguesia. E, depois de vencida a luta de classes, o operariado chegaria a uma vitória justa, já que não poderia legitimar seu poder sob forma de opressão, pois defende a abolição da propriedade privada.
Marx e Engels fazem duras críticas ao modo de produção capitalista e na maneira como a sociedade se estruturou através desse modo. Deseja organizar o proletariado como a classe capaz de reverter sua situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, e também define o objetivo e os princípios do socialismo científico.
A ideia dos comunistas é a abolição da propriedade privada. Com o desenvolvimento do socialismo a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim “surgiria” uma sociedade comunista.
A obra é uma análise crítica dos autores ao capitalismo, visando a luta de classes e a necessidade da união dos proletários contra a burguesia. Apenas assim surgiria uma sociedade justa, sem classes e sem exploração. Com esta promessa o Manifesto Comunista, influenciou o movimento operário de gerações e as posteriores lutas do homem pelos seus direitos. Afirma também que os comunistas apoiariam toda e qualquer atividade revolucionária que fosse contra a opressão de classes, em qualquer tempo e em todo mundo.
O Manifesto Comunista não apresenta uma solução que possa levar o proletário ao poder, mas sim sugere princípios que podem e devem ser aplicados de maneiras diferentes para cada lugar, porém o que podemos ver é que o comunismo em sua prática é difícil de funcionar.
Nathália Souto
ResponderExcluirKarl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionário alemão nascido em 5 de maio de 1818 na Alemanha e que possuía uma visão funcionalista e positivista da sociedade ( assim como Émile Durkheim). *Foi um crítico profundo de Comte ( um dos fundadores da sociologia), o qual tinha uma visão da sociedade muito comtemplativa.
Sua concepção de sociedade se dava a partir das relações capitalistas, as quais serviam de base no novo contexto de transformações europeias que se instalavam em meados de 1858. O mundo em uma nova ordem social: burguesia x proletariados.
Queria saber explicar a dinâmica social a partir da existência de classes. "Como? O que se produz e quais são os seus limites? Como a noção de trabalho se insere nessa época? Houve revoluções? Como se organizavam os modos de trabalho em meio a essa rixa entre as classes?"
Os modos de trabalhos de dividem em dois: A classe domimante (burguesia) - detém o capital, a classe operária (pobres) - que produzem o capital.
O trabalho realizado pelos operários produzem mercadorias e esse sistema se dá através do trabalho livre, o qual se realiza de modo a ser definido pelo trabalhador (quanto mais tempo se trabalha, mais capital se ganha).
Essa força de trabalho por si só já se torna um "produto" a ser vendido pois o indivíduo abre mão do seu tempo "livre" para vendê-lo e ter mais capital - pois quer consumir mais e mais (consumismo) - o que pode lhe proporcionar melhores condições de vida. Assim, ele tem a ilusão de que ganhará mais, porém, ao contrário de que se pensa, esse trabalho extra resulta em um lucro que não vai para o trabalhdor, e sim para a classe dominante por meio da mais-valia (valor da força de trabalho que não é remunerada pelo patrão, diferença entre a força de trabalho exercida e o valor do tempo de produção).
*Dessa forma, Marx faz crítica ao sistema capitalista por alienar o trabalho humano.
Todo esse movimento que se dá através do trabalho livre, que com o capitalismo obriga o povo a trabalhar cada vez mais com a ilusão de ganhar mais capital atravéz da mais-valia, constitui uma concepção dialética. Concepção esta influenciada por Hegel porém depois questionada por Marx, que diz que essa ideia é próximas a ideias contemplativas e que não prevê uma ação transformadora.
Para ele, a sociedade é formada por dois conceitos básicos: Estrutura - através de uma básica econômica que tém o poder e capital, e a Superestrutura - que representa tudo além, como concepções religiosas, ideia de escola, conceito de estado, regras morais/éticas. *A superestrutura reproduz a estrutura.
Vê a escola como um reflexo da superestrutura baseada no capitalismo. Se preocupou muito com a educação e questiona "quem educaria os educadores". Para ele, a escola era um lugar de entendimento e esclarecimento para a população e que também deveria ter uma AÇÃO HUMANA TRANSFORMADORA de sociedade.
Nessa ação, as relações materiais estabelecidas formam as relações com o outro e formam agentes, com uma concepção crítica do método (desalienação). Essa desalienação seria capaz de promover a luta de classes, buscando ideais e argumentos que se concretizam em revoluções, que enfim, resultam num sistema comunista, acabando com as desigualdades sociais.
* Essa ação transformadora que promove a desalienação da população e se reproduz nas revoluções pode ser vista como influenciada por Engels nos estudos de Marx.
Cirlene Borges
ResponderExcluirKarl Marx
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política,econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Todavia, é preciso elucidar alguns termos de sua fundamentação econômica, por constituírem peças básicas de interpretação. Na verdade, se produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material.
Marx sofreu algumas influencias como: a filosofia de Hegel, o seu contato com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX. Destacava o pioneirismo desses críticos da sociedade burguesa, reprovava o “utopismo” de suas propostas.
As três teorias tinham como traço comum o desejo de impor de uma só vez a transformação social total,implantando assim, o império da razão e da justiça eterna.
Desenvolveu o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista.
De acordo com Marx, politicamente o homem também se tornou alienado, pois o principio da representatividade, base do liberalismo desigualdades sociais.
Escreveu o manifesto comunista com o objetivo de mostrar que a classe trabalhadora era igual em todo o mundo. E que os trabalhadores unidos poderiam fazer uma revolução. Por isso o manifesto deveria ser lido todos.
Aluna: Fernanda Fernandes de Avila
ResponderExcluir"MANIFESTO COMUNISTA"
Esse documento foi escrito em 1848, por Karl Marx e Friedrich Engels, em meio a uma época onde o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do poder, e a desigualdade social entre os burgueses e o proletariado era grande e evidente. O texto critica a produção capitalista e as conseqüências de organização social que esse tipo de produção causou. Sendo assim, a escritura desta obra tinha como objetivo, por exemplo, a diminuição da jornada de trabalho, o voto universal, a queda da burguesia, a extinção da divisão de classes e propriedades privadas, e a soberania do proletariado. Segundo Engels, o acesso ao documento iria proporcionar, principalmente à classe trabalhadora, uma visão clara do que estava realmente acontecendo no momento. Esses sociólogos classificavam o capital como "produto coletivo" sendo uma "força social", pois o capital só poderia estar em movimento a partir da coletividade. Além disso, vale ressaltar o conceito de socialismo científico - no qual o objetivo era substituir o capitalismo pelo comunismo através de um processo revolucionário por parte da classe operária. Seus princípios são: materialismo histórico, mais valia, luta de classes, dialética (compreende a teoria do conhecimento: realidade e pensamentos juntos - onde a realidade é contraditória com o pensamento dialético), teoria dos conflitos (burgueses X operários).
Karl Marx (1818-1883)
ResponderExcluirKarl Heinrich Marx, foi um intelectual revolucionário alemão, fundador do movimento comunista mundial, ícone dos partidos socialistas, sua imagem ficou associada à crítica radical do capitalismo e à mobilização revolucionária dos trabalhadores. Marx, filósofo do trabalho, decidiu ser igualmente o filósofo dos trabalhadores. Sua disposição era a de contribuir para a mobilização dos trabalhadores numa luta incansável para promover a superação da sociedade burguesa e para acabar com o modo de produção capitalista.
Alguns pensadores influenciaram Karl Marx em suas concepções e, conseqüentemente, em sua obra. Os principais filósofos que o fizeram são Georg Hegel, que foi professor e reitor da Universidade de Berlim na qual Marx estudou ,e Ludwig Feuerbach, de quem aderiu os conceitos materialistas nos quais acreditava. Foi hegeliano até 1843, quando discordou da concepção de Estado de Hegel, e então passou a elaborar sua própia concepção da história e sua própria concepção de homem.
Em 1848 junto com seu amigo Friedrich Engels, escreveu o Manifesto Comunista, onde estava presente suas concepções teóricos-políticas. E que sublinhava a consciência da análise crítica da economia política, a luta de classe e o materialismo histórico e critica a produção capitalista e as conseqüências de organização social que esse tipo de produção causou. Expõe a história do movimento operário, e termina com um apelo pela união dos operários no mundo todo.
KARL MARX (1818-1883), concebia a sociedade a partir das relações capitalistas (originadas com a Revolução Industrial) e criticava a dinâmica social a partir da existência de classes? E a organização dos modos de trabalho, cujos agentes do trabalho dividiam-se duas classes: Classe dominante (Burguesia), que detém o capital e as ferramentas de trabalho e a Classe operária (pobres), que vende sua força de trabalho para produção do capital. A conotação de “trabalho livre”, que surge após a Revolução Industrial, é questionada por ele através de uma concepção dialética em que a ideia de trabalho e a ideia de mercadoria estão relacionadas. O trabalho (força de trabalho) é uma mercadoria a ser vendida. Em sua lógica, o consumismo gera, no homem-trabalhador, o sentimento de “querer mais”, levando-o a crer na necessidade de vender, cada vez mais, sua força de trabalho para se capitalizar (mais valia). O indivíduo trabalha cada vez mais, pensando ser livre, levando-o à condição de alienação da sua força de trabalho. O aumento da condição de mais valia aumenta, também, o lucro, que é positivo para a classe dominante detentora do capital.
ResponderExcluirA estrutura social é dividida, por Marx, em duas partes intimamente relacionadas: a Estrutura, que é a base econômica proveniente do capital que estrutura as relações sociais (economia é a grande base da sociedade) e Superestrutura, que agrega as concepções religiosas, ideia de escola, conceito de Estado e regras morais e éticas que reproduzem a estrutura. Marx entende que a estrutura capitalista propaga a ideia de uma Escola que forma trabalhadores, sendo à favor do capital. Ele defende uma Escola que produza conhecimento e que forme cidadãos críticos.
O Manifesto do Partido Comunista, ou simplesmente Manifesto Comunista, foi uma obra escrita por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848 em que os autores mostram que toda sociedade humana tem em sua história o conflito de classe, havendo oprimidos e opressores, classes que sobjulgaram outras, as dominaram, por vezes de maneira mascarada, por vezes não. Em comum, todas essas sociedades terminaram com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio de ambas as classes conflituosa. Os autores partem desse pressuposto para delinear o modo de dominação da moderna classe burguesa, mostrando a sua herança histórica. A construção da burguesia moderna se deu através de um longo processo de transformações dos meios de produção e circulação dos produtos. Assim sendo, algumas classes foram se mesclando, outras deixando de existir e graças ao desenvolvimento da indústria e do comércio e do seu controle estar nas mãos de pequenos grupos de indivíduos, a burguesia conquistou o domínio político do Estado representativo, além das mudanças causadas pela burguesia foi a transformação da maioria dos homens em trabalhadores assalariados (nesse contexto que surge o proletariado). Os autores nos dizem que com o desenvolvimento da indústria, não só o proletariado aumenta, como sua força também, e que eles sabem disso, aumentando cada vez mais o choque entre as classes. Para os autores os proletários de cada país necessitam derrotar, antes de tudo, a sua burguesia nacional, para então ser possível a criação de um mundo onde o trabalho seja valorizado e onde haja igualdade entre os homens, onde cada um trabalharia para manter seu bem estar e de toda a comunidade. O declínio da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. o proletariado ascender socialmente e derrotar a opressão burguesa era necessário a apropriação de uma identidade de classe dos trabalhadores. Apenas quando esses trabalhadores se entendessem como grupo e como únicos capazes de inverterem a dominação vigente, o proletariado estaria apto a conquistar o poder político e fomentar os elementos necessários para a igualdade entre os homens.
UFF - Faculdade de Educação
Letícia dos Santos Carvalho
2° Período - 2014.2
Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.
ResponderExcluirNasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História e Direito.
O capital é sua obra mais importante, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica à custa dos operários, que cada vez mais empobrecem.
Marx ainda voltou à atividade política, mas algum tempo depois retirou-se para se dedicar integralmente à continuação de O capital. Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres.
Os pensamentos de Karl Marx sobrevivem até hoje, mesmo em um mundo extremamente capitalista.
UFF - Pedagogia
Aurea Raquel F.M. dos Santos
2º período - manhã
Karl Marx
ResponderExcluirKarl Marx nasceu em Trier (na época no Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883.
Era o filho mais novo de uma família judaica de classe média da cidade. Em Iena, obteve em 1841, o seu doutoramento em Filosofia com uma tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.
No ano seguinte tornou-se redator-chefe de um jornal da província de Colônia, onde conheceu Friedrich Engels, durante visita deste a redação do jornal.
Em 1844, após sua mudança para Paris no ano anterior, trabalha na edição do primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, principal divulgação dos hegelianos da esquerda. Pouco tempo depois, por divergências ideológicas, rompe com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Entre os primeiros trabalhos de Marx, foi considerado o mais importante o seu artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana.
Marx e Engels escreveram juntos em 1845 A Sagrada Família, trabalho que versava contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos. Também foi obra comum A Ideologia alemã (1845-46), que por motivo de censura não pôde ser publicada naquele momento. A edição completa daquele trabalho apenas seria divulgada em 1932.
Sozinho, Marx escreveu A Miséria da Filosofia (1847), a polêmica veemente contra o anarquista francês Proudhon.
O Manifesto Comunista, de 1847, foi a última obra comum de Marx e Engels. A obra se constitui em um breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.
Após estabelecer – se em Bruxelas, passa a fazer parte de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
O 18 Brumário de Luís Bonaparte foi publicado em 1852 em jornais e em 1869 como livro. É a primeira interpretação de um acontecimento histórico. O acontecimento explorado é o golpe de Estado de Napoleão III.
Após a sua chegada a Londres, passa a fazer parte de vastos estudos econômicos e históricos, sendo frequentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior. Neste período sua condição financeira estava muito precária. Nesta época foi ajudado por Engels, que vivia em Manchester em uma condição financeira muito mais favorável.
No ano de 1867, publicou o primeiro volume da sua obra principal, O Capital.
A teoria defendida por Karl Marx fundamenta – se na crítica radical do capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela burguesia. Sob a sua óptica, havia aqueles que possuíam o capital produtivo com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim a classe exploradora (burguesia); de outro lado estavam os assalariados que não possuíam a propriedade (proletários).
Com esta estrutura, Marx acreditava que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica).
Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era, na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia, ainda, que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.
Em 1932 foram descobertos e editados em Moscou os Manuscritos Econômico-Filosóficos, redigidos em 1844 e deixados inacabados. É o esboço de um socialismo humanista, que se preocupa principalmente com a alienação do homem; sobre a compatibilidade ou não deste humanismo com o marxismo posterior, a discussão não está encerrada.
Karl Marx viveu em pleno desenvolvimento industrial do capitalismo. Em sua teoria estudou a sociedade dividida em 2 classes: a burguesia (que seria a classe dominante, proprietária dos meios de produção e do capital) e o proletariado (a classe operária, composta pelos que produzem o capital, mas que não participam dele). Para Marx, o trabalho servia como forma de alienação do proletariado por parte da burguesia: a partir da ideia de consumo, o homem precisa trabalhar mais para ter mais (mais-valia).
ResponderExcluirNessa sociedade capitalista a escola seria produtora de bons trabalhadores, sem a preocupação de formar homens com concepção crítica.
Para acabar com essa divisão, seria necessário a luta de classes: ascensão do proletariado ao poder para uma abolição de todas as classes sociais e criação do substituto do capitalismo, o Comunismo, onde o trabalho passaria a obedecer os interesses de toda a sociedade. A sociedade comunista seria o resultado de uma reconstrução consciente da sociedade humana, pondo fim à pré-história da humanidade e dando início a uma nova vida social.
Karl Marx ( 1818-1883 )
ResponderExcluirKarl Marx nasceu em Alemanha (então Prússia). Estudou em Berlim, mas se interessou mais por filosofia e história. Na universidade, aproximou-se de grupos dedicados à política. Viveu em uma época onde a Europa enfrentava diversos conflitos sociais, levando-o a levantar a aderir ao comunismo, atacando o sistema capitalista então vigente. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Segundo Marx, a classe trabalhadora deveria reunir-se com o propósito de derrubar o sistema capitalista.
A partir de então, Marx cria conceitos e pensa acerca do comunismo; até este momento, tinha-se uma ideia de sociedade muito contemplativa, Marx critica esta postura para pensar de outro modo, e a partir daí, estabelece que o trabalho possui duas classes da sociedade, acima temos a classe dominante(burguesia), que detém o capital; abaixo, a classe operária (proletariado ), que são responsáveis pela produção do capital.
Era-se vendida a ideia de trabalha livre, porém, Marx indaga-se: ”É mesmo livre?”; Não, pois pauta-se na alienação, o trabalhador precisa cumprir determinadas horas de trabalho em prol do consumo, ele acredita que quanto mais horas trabalhar, maior remuneração obterá, trabalhando-se mais, e chegando ao conceito estipulado por Marx, de MAIS VALIA.
Marx não pensou diretamente sobre a educação, entretanto, em seus escritos, lê-se que dentro do conceito de estrutura, Marx pontua que a escola é produzida para formar bons trabalhadores, sem utilizar a crítica em sala, pois a partir do pensamento crítico, quebra-se esta ideologia consumista capitalista, essa estrutura.
Para Marx, a concepção de sociedade se dá através das relações capitalistas ( organizadas a partir da revolução industrial).
ResponderExcluirEm relação aos agentes do trabalho, surgem duas classes:
* Classe dominante/ burguesia - Quem possui os meios de produção.
* Classe operária/ proletariado- Vendem sua força de trabalho para a produção do capital.
Um conceito de Marx que podemos visualizar, também, nos dias de hoje, é o de MIAS- VALIA. Para ele, quanto mais as pessoas vendem seu trabalho, elas tendem a quererem vender mais, pensando, erroneamente( por conta da alienação), que isso aumentará seu poder de consumo.
Materialismo Histórico:
-As relações e as formas de produção do homem possibilita- os a serem agentes, tendo uma posição crítica, caso desalienados.
Marx não fala propriamente sobre a educação, mas defende a escola como centro de formação de cidadãos críticos.
Thays Souza
2o período- manhã
Aluna: Juliana Moreira
ResponderExcluirMarx foi um ícone dos partidos socialistas. Foi associado à teorias evolucionistas, teorias positivistas, teorias economicistas e teorias cientificistas.
Marx teve um grande amigo no qual ele contou para seus estudos e para escrever ''O Manifesto Comunista'':Engels.
Durante seus estudos em Berlim, devorou escritos do Hegel e foi hegeliano até 1843, quando viu que Hegel tinha se equivocado com a concepção de Estado. Hegel achava que no conflito dos interesses particulares, o Estado permanecia com a razão. Já para Marx, o Estado também fazia parte do conflito, não tendo como ter a razão.
Marx dizia que em torno da produção que se organiza a sociedade. Uma minoria (a burguesia) usa o Estado para legitimar o que lhe permite explorar o trabalho alheio já que se apropriava de boa parte dos meios de produção.
Suas principais metas eram superar a sociedade burguesa e acabar com o modo de produção capitalista.
Marx repelo a perspectiva idealista (superestima o papel das ideias) e perspectiva materialista (minimiza a importância da intervenção dos humanos na modificação da realidade objetiva).
Ele dizia que o criador, na indústria, sob o domínio do capital, não pode se reconhecer, de fato, na criação. Homem trabalhador vende sua força de trabalho, aliena sua criatividade e assim afeta a sociedade.
Aluna: Gabriella Felix
ResponderExcluirKarl Marx
Era alemão e nasceu em 1818, observava a sociedade através do capitalismo e a dividia em burguesia e proletários, onde os primeiros dominavam o capital e os outros vende seu trabalho e produzem o capital. Marx determina que os proletários sofrem alienação dos burgueses, referente a isso decide criar junto de Friedrich Engels, o Manifesto Comunista, para alertar os operários.
Este texto criado por eles, escrito quando Marx tinha apenas 30 anos, nele haviam diversas críticas reinvindicações sobre a burguesia, além de conter também o pedido de se fazer uma luta de classes e do fim da propriedade privada burguesa.
Após o Manifesto, Marx desenvolveu O Capital, que é uma obra mais aprofundada sobre o capitalismo e aborda mais sobre estratégias de economia.
O Manifesto do Partido Comunista é um tratado político escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848..
ResponderExcluirNele continham os principais ideais do comunismo. Sua criação foi em meio a uma época onde o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do poder, e a desigualdade social entre os burgueses e o proletariado era grande e evidente.
Seu primeiro capítulo “Burgueses e Proletários” aborda em geral a relação entre a burguesia e o proletariado. Sobre a burguesia, explica inicialmente no que seus atos afetam ou afetaram o mundo, o que seus ideais capitalistas provocam.
O segundo capítulo, de nome “Proletários e Comunistas”, onde são abordadas as relações entre o partido e os proletários.
A terceira parte, “Literatura Socialista e Comunista”, critica três tipos de socialismo
O quarto capítulo faz um apanhado geral das principais ideias do manifesto.
Os comunistas são a parcela mais decidida e mais avançada dos partidos operários. Com o acesso ao manifesto os proletários podem conhecer os objetivos do comunismo para a constituição do proletariado em classe, a conquista do poder político pelo proletariado e a derrubada do domínio da burguesia.
Karl Marx forma sua concepção de sociedade a partir das relações capitalistas, originadas da revolução industrial.
Marx busca com o termo luta de classes definir o confronto entre duas classes distintas, a burguesia (detém o capital e as ferramentas de trabalho), e o proletariado ( vende a sua força de trabalho para a produção do capital), que atuariam como classes antagônicas em meio ao modo de produção capitalista.
Jully Borges Pintas Loyola
Karl Marx (1818- 1883)
ResponderExcluirContexto histórico :
O período na Europa, era inflamado por conflitos ideias e institucionais ,vive-se o processo de Revolução Industrial . As ideias socialistas e anarquistas ganhavam força principalmente dentro das universidades .As bases desses ideias tinham como inspiração as teorias dos hoje chamados’’ socialistas utópicos ‘’,como Robert Owen ,Charles Fourier ,Pierre- Joseph Proudhon.
Marx parte da crítica as relações capitalistas e a partir daí também a luta de classes e as relações de trabalho .
A exploração do homem pelo capital ,o trabalho como mercadoria e a venda deste ramifica a ideia de Força de trabalho a qual é vendida a burguesia que é detentora dos meios de produção e do capital , levando a alienação do trabalho humano, construindo o conceito de mais valia. Quanto mais se trabalha mais se ganha, quanto mais se ganha mais se consume e mais capital precisa e mais trabalho e mais lucro para a classe dominante (burguesia).
O todo ( que é o real ) da estrutura social ,é dividido em partes ,uma é a Estrutura ,que é a base econômica a qual estrutura as relações sociais a outra parte é a Superestrutura que engloba concepções religiosas ,ideia de escola, conceito de estado regras morais e éticas, estes que constroem os bons trabalhadores e reproduzem a estrutura.
Educação para Marx :
‘’A educação, para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas, ao mesmo tempo, é condicionada pelo processo", diz Leandro Konder, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro .Constrói uma postura critica e produz conhecimento
Manifesto Comunista :
Com o objeto de levar a uma prática, Marx e Engels em 1848 escrevem o Manifesto Comunista para expor os objetivos e tendências do comunismo.
Expõem o fato de que segundo eles ,a sociedade humana em sua essência vive o conflito de classe ,se opondo entre oprimidos e opressores .
Dentre os principais tópicos do manifesto estão :
• Alienação
• Socialismo Cientifico :
• Mais Valia, Dialética Materialismo Histórico ,Revolução Socialista
• Classe Trabalhadora
• Conflito
UFF- Faculdade de Educação
Sociologia da Educação I
Ana Caroline R. Sousa
2º período - 2014.2
A obra “Manifesto do Partido Comunista” escrita por Marx e Engels, reflete a visão crítica sobre o capitalismo, a luta e a necessidade da união dos proletários contra os burgueses. Obra publicada em Fevereiro de 1848 em Londres. Constitui-se um dos mais importantes documentos que delineia os principais fatores para se alcançar uma sociedade justa, onde a igualdade entre classes é a meta irrevogável do partido comunista.
ResponderExcluirO documento histórico possui críticas explicitas contra a burguesia quanto a seu modo de produção na sociedade, pois, segundo Marx: “Todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus “superiores naturais” ela os despedaçou sem piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do “pagamento à vista””. Sendo assim, segundo os autores, os burgueses introduziram na sociedade moderna características típicas do capitalismo, são eles: interesse, ganância, exploração, esbanjamento, ostentação etc. Com isso dividindo cada vez mais a sociedade em duas classes completamente divergentes: burguesia e proletariado. Formando um meio onde o rico fica ainda mais rico, e o pobre fica mais pobre, um meio onde a classe se torna perpetua e hereditária.
Marx e Engels em sua obra defendem a visão de uma sociedade onde não existem classes sociais, onde não existe rico e pobre, homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, em outras palavras, opressores e oprimidos.
Visão um tanto utópica se aplicada aos dias de hoje, pois grande parte dos países é sustentada por magnatas e grandes empresários, pessoas que muitas vezes exploram seus funcionários para maior produtividade, e quanto maior a produção maior o faturamento, ficando assim mais ricos e poderosos. Com a riqueza vem os tributos e impostos cobrados aos mesmos pelo Estado, como: COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição sobre Lucro Líquido), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) etc. Sendo assim, o Estado não adotaria de maneira alguma tal sistema social, sendo o comunismo a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder politico e econômico para as mãos das pessoas que compõem a comunidade. E sendo o Estado controlador e ambicioso, não permitiria a implantação do comunismo em hipótese alguma.
Contudo, pode-se finalizar dizendo que essa obra em questão constituiu um magnifico instrumento para humanidade , pois nos pensamentos transcritos nesse documento representa um agudo grito contra o processo mecânico e a alienação do homem, contra sua perda da cidadania, de sua humanidade e sua transformação em objeto explorado.
Bruno Pereira
2º Período - Manhã